SUS é tema da 3ª Conferência Municipal da Saúde de Iomerê

O Poder Público Municipal da cidade de Iomerê promoveu na terça-feira, dia 28 de junho, na sede social da Igreja Matriz a 3ª Conferência Municipal de Saúde do Município.

Presidida pelo Prefeito Antoninho Baldissera e coordenada pela Secretária Municipal de Saúde e Ação Social – Solange De Bortoli Beal, a Conferência contou com a participação de usuários da política de saúde, trabalhadores, gestores/prestadores de serviços do setor, além de representantes de toda sociedade iomerense.

Com o tema central “Todos usam o SUS! SUS na Seguridade Social, Política Pública, Patrimônio do povo Brasileiro”, a meta dos conferencistas foi impulsionar e buscar a efetividade dos princípios e diretrizes do Sistema Único de Saúde (SUS) garantidos na Constituição Federal e na Lei Orgânica da Saúde, na perspectiva do fortalecimento dos serviços prestados à comunidade, além de avaliar o SUS e propor condições de acesso à saúde, ao acolhimento e à qualidade da atenção integral e ainda definir diretrizes e prioridades para as políticas de saúde, com base nas garantias constitucionais da Seguridade Social, no marco do conceito ampliado e associado aos Direitos Humanos.

Segundo a Secretária Solange a Conferência Municipal é um evento importante, em que toda a sociedade é convidada para discutir e se manifestar sobre a saúde pública. “Nossa proposta é confirmar o correto, modificar o errado e construir o novo”, disse a Secretária.

Para o Prefeito Baldissera, ouvir as pessoas é uma forma democrática e saudável e que melhor apresenta resultados na aplicação dos recursos públicos. “Desta forma o Poder Público terá condições em colocar em prática ações em conformidade com os desejos da comunidade”, explicou o Prefeito, e lembrou que através das conferências é que os brasileiros podem expressar o que desejam do SUS na sua efetividade.

O evento em Iomerê contou ainda com a participação especial
da conferencista Cleony Lopez Figor –  Técnica do controle e Avaliação da Secretaria da Saúde de Caçador, palestrante da noite, destacando o Sistema Único de Saúde (SUS) e sua aplicabilidade em defesa da saúde das pessoas.

A 3ª Conferência Municipal de Saúde é o cumprimento da etapa que precede a realização das fases Estadual – que acontecem  de  16 de julho a 31 de outubro de 2011 e a Nacional – de 30 de novembro a 04 de dezembro de 2011 em Brasília – DF, onde será promovida a 14ª Conferência Nacional de Saúde.

Mais informações sobre a 3ª Conferência Municipal de Saúde podem ser obtidas pelo (49) 3539-1132.