IOMERÊ: TÉCNICOS DA SAÚDE PARTICIPAM DE CAPACITAÇÕES

A  Secretaria Municipal da Saúde implantou no município, a Política Nacional de Gestão Estratégica e Participativa do SUS – Participa SUS,  que contempla ações de auditoria, monitoramento e avaliação do Sistema Único de Saúde.

Para a efetivação das ações, o Conselho Municipal da Saúde e os Técnicos da Saúde, elaboraram uma agenda de trabalho pautado em uma série de capacitações, as quais acontecerão quinzenalmente, nas 3ª feiras, das 16h00min às 19h00min. Para tanto, nestas datas, a Unidade de Saúde estará fechada no horário citado, para a participação dos técnicos nos cursos.

O ParticipaSUS é uma política de saúde, criada e financiada pelo Ministério da Saúde, entendida como medidas para o aprimoramento da gestão do SUS, entre seus propósitos compreende a implantação da ouvidoria do SUS, recentemente implantada no município de Iomerê, com o nº 08006461132, onde o usuário do Sistema Único de Saúde poderá fazer uso do mesmo para fazer reclamações ou dar sugestões referentes às ações e serviços de Saúde.

O curso de tratamento de feridas, úlceras e pé diabético teve início em 11/05/2011, onde na oportunidade foram homenageadas as pessoas que trabalham na enfermagem, pela passagem do “Dia da Enfermagem”.

Os cursos programados e em fase de licitação  são os seguintes: Conduta em pacientes queimados;  Estratégias para tratamento de feridas; Biossegurança na Unidade de Saúde e Processos de esterilização; Normas de limpeza para Unidades de Saúde; Curso de Mapeamento Inteligente da Estratégia Saúde da família; Humanização no SUS com ênfase no atendimento do usuário; Como agir em casos de emergência e urgência; Capacitação para Conselheiros Municipais da Saúde; Desenvolvimento em grupo; Trabalho em equipe e Protocolos dos programas de Atenção Básica.

Segundo a Secretária Municipal de Saúde e Ação Social, Solange De Bortolli Beal, além das capacitações que acontecerão no decorrer deste ano, a equipe de Saúde reúne-se periodicamente para discutir assuntos, estudar principais indicadores de Saúde como morbidade, mortalidade, programar ações e avaliar os resultados, tudo com objetivo de melhorar a capacidade profissional da equipe e ampliar a eficiência dos serviços prestados à população. “A equipe participa também semanalmente do telessaúde –um núcleo de saúde, da Secretaria de Estado da Saúde, onde participamos em tempo real de informações e programas referente aos principais problemas de saúde”, explica Solange.