Prefeitura quer maior fiscalização no uso de remédios controlados

A Administração Municipal quer melhorar a fiscalização sobre o consumo de medicamentos controlados pela população de Iomerê. Para isto lançou Projeto Saúde Mental, através do Programa da Saúde da Família (PSF), com objetivo de fazer um levantamento de quantas pessoas estão fazendo uso desse tipo de remédios e quais os motivos específicos que estão motivando o consumo de medicamentos controlados como exemplo, antidepressivos, que só podem ser vendidos com receita médica, de cor distinta e numerada.

Segundo relatório divulgado pela Organização das Nações Unidas (ONU), o Brasil é campeão mundial de consumo de remédios a base de anfetaminas que, se usados de forma indiscriminada, podem causar dependência. Em Iomerê, a preocupação do Poder Público é com a possibilidade de haver excessos e uso descontrolado. O que pode transformar o medicamento em um problema a mais ao paciente.

As farmácias e drogarias registram manualmente, em livros, o controle da entrada (compra e transferência) e da saída (venda ou perda)desses medicamentos. O que o Município de Iomerê quer fazer é um cadastro geral, com informações atualizadas sobre o consumo, quantas pessoas fazem uso e de que forma está sendo feito, além de acompanhar, através da equipe de profissionais da Saúde os resultados obtidos.

Segundo a Secretária de Saúde Solange De Bortoli Beal, as Agentes de Saúde irão fazer levantamento em todas as famílias, repassando um questionário, para apontar os usuários, com base nestas informações obter um diagnóstico com dados concretos sobre o consumo de remédios controlados (entorpecentes e psicotrópicos) e poder adotar políticas públicas no sentido de ajudar à população a melhor controlar o uso e obter satisfação no tratamento.