Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes

 

A equipe técnica da Secretaria Municipal da Saúde e Ação Social juntamente com o Conselho Tutelar de Iomerê promoveram na sexta-feira, 18 de maio, uma parada na Av. Pedro Penso, centro da cidade, para levar aos motoristas e pedestres que passaram pela via, uma mensagem de alerta sobre a importância da Campanha do Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual contra Criança e Adolescente.

 

De forma explicativa e motivadora para a proteção contra os abusos, os Servidores da Saúde e membros do Conselho Tutelar entregaram às pessoas uma flor, símbolo da campanha e uma cópia do texto chamado:

 

Por que 18 de Maio”.

 

Nesse dia, (18 de maio) de 1973, uma menina capixaba de Vitória/ES, foi sequestrada, espancada, estuprada, drogada e assassinada numa orgia imensurável. Seu corpo apareceu seis dias depois desfigurado por ácido. Os agressores jamais foram punidos.

 

O fato resultou na criação do movimento em defesa dos direitos de crianças e adolescentes, após uma forte mobilização, conquistou a aprovação da Lei Federal 9.970/2000 que instituiu o 18 de maio como o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual contra Criança e Adolescente, com o objetivo de mobilizar a sociedade brasileira e convocá-la para o engajamento pelos direitos de crianças e adolescentes e na luta pelo fim da violência sexual.

 

A campanha tem como símbolo uma flor, como uma lembrança dos desenhos da primeira infância, além de associar a fragilidade de uma flor com a de uma criança. O desenho também tem como objetivo proporcionar maior proximidade e identificação junto à sociedade, proximidade e identificação com a causa.