Saúde promove encontro de analise do uso de medicamentos contínuos

A secretaria municipal de Saúde de Iomerê promove no dia 07 de julho, encontro com as pessoas que fazem uso contínuo de medicamentos controlados. A reunião acontecerá no salão paroquial e deve reunir boa parte dos cerca das 400 pessoas cadastradas que fazem uso contínuo de medicamentos controlados.

De acordo com a secretária de Saúde- Solange De Bortolli Beal, o objetivo do encontro é analisar o andamento do projeto “- Saúde Mental – Uso Racional dos Medicamentos”, lançado pelo Município no mês de abril deste ano, e ampliar os debates e informações aos usuários sobre a importância de haver acompanhamento médico, tanto na prescrição como no uso de medicamentos controlados.

O encontro deve contar com apoio e presença de equipe técnica do Programa de Saúde Mental do Estado de Santa Catarina.

O projeto Saúde Mental instituído por intermédio da equipe do Programa da Saúde da Família (PSF), possibilitou ao município de Iomerê fazer um levantamento de quantas pessoas estão fazendo uso desse tipo de remédios e quais os motivos específicos que estão motivando o consumo de medicamentos controlados, como exemplo, antidepressivos, que só podem ser vendidos com receita médica, de cor distinta e numerada.

Com os dados tabulados, a Administração Municipal formalizou um banco de dados com os nomes e os tipos de medicamentos que estão sendo consumidos pelos iomerenses. A partir deste diagnóstico os profissionais da Saúde, especialmente a Médica do PSF está trabalhando para conscientizar os usuários da necessidade de se fazer uma avaliação aprimorada sobre o uso e traçar estratégias, com dados clínicos para que os medicamentos sejam usados de forma correta e de maneira que possibilitem a cura dos pacientes.

A Secretária Solange é categórica ao afirmar que o objetivo do Município não é retirar os medicamentos, mas sim dar suporte clínico para que as pessoas façam o uso, somente quando necessário e com acompanhamento Médico, para que a população obtenha satisfação no tratamento.