Exposição da história de Iomerê abre as portas da cidade para a 27ª Festa Julina

Exposição da história de Iomerê abre as portas da cidade para a 27ª Festa Julina

08/07/2010

A exposição faz parte da programação festiva em comemoração aos 15 anos de fundação de Iomerê, e reúne vasto material fotográfico e peças do acervo histórico municipal. Com isso, o poder público visa resgatar a memória da cidade, reconstituindo os principais momentos da fundação e colonização.  

Já no clima da 27ª Festa Julina e do XV aniversário de emancipação política e administrativa do Município,  a Administração Municipal abriu oficialmente nesta quinta-feira, 08, no ginásio  de esportes da Escola Frei Evaristo, Exposição do resgate histórico de Iomerê.

 

Em cada um dos stands, a população tem acesso a objetos, fotografias, relatos e arquivos que mostram uma boa parte dos registros, desde a época em que Iomerê era apenas um Distrito de Videira, passando pela emancipação até os dias atuais.

 

A exposição é o resultado de uma ação conjunta da secretaria de Educação, Cultura e Esportes e Escolas do município com apoio de toda comunidade, possibilitando aos iomerenses e toda população que visitar a cidade, dar uma volta ao passado e conhecer um pouco da memória e da história do município, que teve como primeiros ocupantes Índios  Caigangs e Xocrengs, que vieram da região de Palmas (PR), e se instalaram na região, por eles chamados de Campos do Pai.

 

Ao abrir a exposição, o prefeito Antoninho Baldissera destacou a importância de todos, que de alguma forma contribuíram para o progresso do Município, disse que a Cultura é a identidade de um povo e que o resgate histórico valoriza as raízes das famílias que no interior do município construíram suas casas, cultivaram diversos tipos de alimentos, e contribuíram com a história de Iomerê.  

 

Para o Executivo Municipal, mostrar à geração de hoje fatos da história do município, atraindo a visita de todos que através dessa exposição poderão conhecer os fatos e fotos da cidade onde nasceram e vivem é uma forma de oportunizar as pessoas para que olhem e se identifiquem com os locais, as construções e revivam um pouco da história de Iomerê.

 

A exposição segue roteiro com registros da história de Iomerê, abordando as famílias, o trabalho, a produção, transporte, religiosidade, comunicação, banda Santa Cecília, vestimentas, festa julina, parreiral, canto para fotos, processo de emancipação e todas as potencialidades do Município.

 

A exposição ficará aberta para visitação nos dias da Festa do Município 09 e 10 e no dia 20 de julho de 2010, dia em que será comemorado o aniversario de emancipação político-administrativo do município de Iomerê.

 

A programação da festa dos XV anos da cidade de da XXVII Festa Julina contempla diversas atividades, com grandes shows musicais e queima de fogos de artifícios, com destaque para um show nacional com a dupla sertaneja João Netto e Frederico no sáabdo.

 

O local do evento está preparado no pátio central da Igreja Matriz com extensão às Avenidas próximas em uma área com capacidade de abrigar um público estimado em cerca de 20 mil pessoas, que é a estimativa dos dois dias festivos (09 e 10 de julho).

 

Programação:

 09/07/10 – SEXTA-FEIRA

  18h00         = Abertura de exposição para visitação·        Resgate Histórico do Município·        Exposição de carros novos

18h00         = Abertura das barracas

18h30         = Abertura oficial da festa com autoridades municipais e regionais·        Apresentação do audiovisual do município

19h45         = Apresentação da Banda Santa Cecília de Iomerê

20h30         = Acendimento da fogueira

21h00         = Show com a Banda Fruto Proibido23h00         = Show de fogos 23h30         = Baile no salão paroquial com a Banda Curingas   

10/07/10 – SÁBADO

   17h00         = Santa missa com Coral municipal18h00         = Abertura de exposição para visitação·        Resgate Histórico do Município·        Exposição de carros novos18h30         = Abertura das barracas18h30         = Banda 4 Azes19h20         = Grupo de danças – Apresentação do município19h30         = Show nacional com Elisângela Dias20h30         = Acendimento da fogueira21h00         = Show nacional com João Netto e Frederico23h00         = Show de fogos 23h30         = Baile no salão paroquial com Chiquito e Bordoneio e Banda Karisma   

20/07/10 – DIA DO MUNICÍPIO

 

  13h30         = Santa Missa (italiana) – com a presença do Coral Municipal

15h00         = Solenidade em homenagem ao aniversário do Município com autoridades no salão paroquial.- Lançamento do DVD do coral municipal

16h00         = Corte do bolo16h00         = Início da tarde dançante com a Família Sartor.