Censo 2010- Prefeito Baldissera foi o primeiro entrevistado em Iomerê

02/08/2010

Começou no domingo (01/08), o censo 2010, realizado pelo IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, que deve mostrar qual é a cara do Brasil hoje e em que setores precisa melhorar. Pela primeira vez, a pesquisa é 100% será informatizada. Em Iomerê, o prefeito Antoninho Baldissera foi o primeiro entrevistado pela recenseadora Sandra Zamboni Locatelli, que visitou o Executivo Municipal, em seu gabinete, expôs ao Prefeito a metodologia da pesquisa e os principais pontos que devem ser abordados em todas as residências do Município.

O censo é feito a cada dez anos e o questionário precisa evoluir, para acompanhar as mudanças da sociedade. Por exemplo: desta vez, o IBGE pergunta quem tem internet em casa e quanto tempo o cidadão perde no trânsito, para ir de casa para o trabalho ou para a escola.

Os recenseadores poderão ser identificados por seu documento de identidade (com nome e foto), que estará visível no bolso do colete, pelo aparelho de coleta de dados (PDA) e por meio de seu uniforme (colete e boné).

O horário de trabalho dos recenseadores dependerá dos moradores dos domicílios. Caso ele não consiga encontrar moradores durante o horário comercial, fará visitas no horário noturno ou mesmo durante os finais de semana. A previsão é concluir o censo até o final do mês de outubro deste ano

Caso tenha dúvidas sobre o pesquisador, o morador pode ligar no telefone do IBGE: 0800 721 8181 ou consultar o site do Censo 2010.

Outra novidade do Censo 2010 é a opção de preencher o questionário pela internet. Contudo, a opção só é válida após receber a visita do recenseador, que oferecerá ao morador um envelope contendo códigos que dão acesso ao questionário, em um site seguro e criptografado. O questionário não estará na home Page do IBGE e não será possível acessá-lo sem receber a visita do pesquisador. O IBGE não enviará nenhum e-mail solicitando o preenchimento de questionário.

Em Iomerê são três recenseadores responsáveis pelas entrevistas em todos os cerca de 800 domicílios existentes no Município. Para o prefeito Baldissera, o censo é importante, pois apontará o número de habitantes, como vivem e em que condições sócio econômicas. O resultado do censo poderá servir de base para que os Administradores Municipais possam colocar em prática políticas públicas em favor da população.