Mais duas ambulâncias para Saúde de Iomerê

02/08/2010

O chefe do Executivo de Iomerê entregou à Secretaria Municipal de Saúde, mais duas ambulâncias zero km, para o transporte de pacientes da rede de saúde. Um dos veículos veio através de doação do SAMU-192 do Ministério da Saúde, e atenderá a toda a micro-região, ficando a cidade de Iomerê como sede de uma base de estabilização.

O segundo veículo é uma aquisição do Município no valor de R$ 117.000,00, com apoio de recursos oriundos de Emenda Parlamentar Estadual. Segundo o prefeito Antoninho Baldissera, as duas novas ambulâncias são uma conquista dos iomerenses, e é o fruto de um trabalho do Governo Municipal com apoio de Parlamentares e da sociedade local.

As novas ambulâncias reforçam a política de integração na saúde pública. Nos casos de urgência o SAMU prestará o primeiro atendimento ao paciente e o encaminhará para os serviços mais adequados.

Para melhorar ainda mais o atendimento na Saúde,  o Prefeito Baldissera adiantou que o Município vai adquirir até o final do não, mais dois veículos zero quilômetros para renovar e ampliar a frota da Secretaria de Saúde.

Atendimento do SAMU

Em caso de emergências, a população deve ligar para o número 192. A chamada é encaminhada para a central do Samu, que no caso de Iomerê pertence à Joaçaba, que coordena bases do programa em diferentes municípios da região. A central repassa o chamado para uma das bases, respeitando a logística territorial, e orienta os profissionais que estão prestando atendimento sobre procedimentos, hospitais mais próximos, controle de leitos, etc. É lá que é definido o local para onde o paciente será levado. Ao fim do atendimento, os profissionais entram em contato novamente com a central para prestar contas do que foi realizado.