Segunda etapa da Campanha de Vacina – Poliomielite- A Gotinha

 09/08/2010

Após uma primeira etapa excelente, onde foram vacinadas quase 100% das crianças de 0 á 5 anos no município de Iomerê, agora as atenções são para a segunda etapa da campanha, que teve início na segunda-feira (09/08), e o objetivo é alcançar a marca de 100% das crianças com idade para tomar  “A Gotinha”.

 

De acordo com a secretária municipal de Saúde – Solange Beal Debortolli, o cronograma de vacinação está centralizado na unidade central e está definido, sendo que o início aconteceu no dia 09 e o término está previsto para o dia 20 de agosto próximo.

 

Todos os dias a equipe responsável pela vacina atenderá na unidade central, das 08h30min horas às 17 horas, no dia 13 a equipe atenderá também na localidade de Bom Sucesso das 08h30min horas às 11h00min horas e no dia 14 – próximo sábado será realizado o dia “D”,  na unidade básica de Saúde,  das  08 horas às 17 horas.  

 

A poliomielite é causada por vírus e pode provocar paralisia principalmente nos membros inferiores do corpo. Em alguns casos pode ser mortal. Mesmo sendo uma doença erradicada no Brasil, a campanha de vacinação ainda é necessária. O motivo é que em alguns países da África a doença ainda existe. Portanto, o objetivo é evitar que casos importados de poliomielite surjam no Brasil.

  Na data em que os pais levarem seus filhos para tomar a vacina contra a Poliomielite é necessário levar a caderneta de vacinas dos filhos, para que a equipe da Secretaria de Saúde possa colocar em dia todas as vacinas necessárias.