Prefeitura de Iomerê faz recadastramento de hipertensos e diabéticos

09/08/2010

A Prefeitura de Iomerê está recadastrando todos os pacientes com histórico clínico de hipertensão e diabetes, e que já realizam tratamento medicamentoso e/ou alimentar no município.

O objetivo do trabalho é incluir os pacientes em um sistema de cadastramento e acompanhamento que permite, entre outras coisas, a garantia do recebimento dos medicamentos prescritos e disponibilizados pelo Ministério da Saúde, além, de dar ao Município um mapa completo dos usuários, para que a equipe do PSF possa acompanhar e ajudá-los no tratamento.

O trabalho com os diabéticos já foi concluído e apontou um contingente de 62 pessoas que fazem uso de medicamentos. Agora a meta é recadastrar os 280 hipertensos existentes e saber como está sendo feito o tratamento e quais os remédios que estão fazendo uso.

O recadastramento está sendo feito nas próprias residências dos pacientes pelos Agentes Comunitários de Saúde, e a estimativa é que daqui a alguns meses esse cadastro esteja concluído.

A secretária de Saúde de Iomerê, Solange Beal Debortolli, pede  apoio da população, dos pacientes e de suas famílias, já que, segundo ela, é importante a informação dos  dados exigidos pelo Ministério da Saúde, principalmente os números de documentos e a última receita médica, para que o Poder Público Municipal possa melhor acompanhar e auxiliar os pacientes.

A Secretária explica que esse cadastro poderá melhorar o atendimento para os hipertensos e diabéticos em Iomerê, pois o município terá maior conhecimento de cada caso, inclusive na busca de políticas públicas em defesa dos pacientes.