Iomerê é abastecida com água do Aquífero Guarani

17/11/2010– O Município de Iomerê celebrou com a Companhia Catarinense de Águas e Saneamento –CASAN, um Termo de Permissão de Uso de um poço profundo, perfurado pela Prefeitura de Iomerê, com cerca de 500 metros de profundidade, 08 polegadas de diâmetro, com nível da água em 282 metros e bomba a 300 metros, com vazão de 36 mil litros/hora e maquinário já instalado e abastecendo toda população urbana e parte do interior do Município.

Segundo o Termo, a CASAN assumiu a responsabilidade de implantar o sistema de captação e de distribuição da água do poço profundo (Aquífero Guarani), com vigência dos próximos 20 anos, visando atender e suprir as necessidades da população, relativamente aos serviços de abastecimento de água.

De acordo com o Prefeito Antoninho Baldissera, a parceria firmada com a CASAN resolve todo o problema com abastecimento de água no município, além de que, a população passou a receber nas casas água de excelente qualidade, tendo em vista que as análises feitas, pela própria CASAN indicam que a água do poço profundo é de boa qualidade e própria para o consumo humano.

Para o Prefeito, o fornecimento da água do Aquífero Guarani à população é uma conquista da comunidade e uma vitória da saúde pública, pois, o abastecimento com água de qualidade é uma forma de investir em Saúde Preventiva.

Para perfurar o poço profundo e captar água do Aquífero Guarani, a Administração Municipal investiu aproximadamente R$ 200 Mil, sendo parte oriundo de Emenda Parlamentar e parte dos cofres públicos municipais.

Antes do convênio com a CASAN, para distribuição da água do poço profundo, a maior parte da água que chegava às casas dos iomerenses vinha do córrego Arroio do Silva, um pequeno riacho que corta a cidade e,  como a maior parte dos Rios brasileiros é muito poluído.