Investimentos em Educação ganham destaque em Iomerê

A evolução dos tempos mostra que a educação é fundamental para a transformação de uma sociedade, os povos que não valorizam a ética, o trabalho e a educação em geral, apresenta economia frágil, os rendimentos são inferiores, refletindo em todo seguimento, como habitação, saúde, qualidade e expectativa de vida em geral.



As pessoas que priorizam e valorizam a educação tem, com esse objetivo, maneiras concretas de ascensão profissional-econômica através do esforço em anos de estudo e trabalho. Com base nestes conceitos e princípios, o Município de Iomerê, através da Gestão Pública Municipal aposta em investimentos para aproximar às pessoas da Escola e, oportunizar meios para que todos tenham nos bancos escolares a chave para o sucesso.

 

Com base nestas afirmações, o Governo Municipal deu início no dia 14 de fevereiro, ao ano letivo de 2011, com uma série de inovações nos campos da infraestrutura e de capacitação, para que professores, alunos e pais avancem no campo do conhecimento, em direção ao desenvolvimento sócio econômico.

 

E, para mostrar à comunidade as propostas e programas contemplados pelas políticas públicas municipais para a Educação, Cultura e Esporte, para o ano em curso, a Administração Municipal, através da Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Esporte, chamou a sociedade em geral para uma grande reunião, realizada na quinta-feira, dia 03 de março, no pátio interno da Escola Frei Evaristo, quando, autoridades Municipais, direção, professores e alunos sentaram com as famílias para analisar os  rumos que estão sendo dado à Educação em Iomerê.

 

Segundo o Prefeito Antoninho Baldissera, os investimentos direcionados para o sistema educacional ocupam lugar de destaque na atual Gestão, por acreditar na formação das pessoas, e entender que através da Educação é possível construir uma sociedade mais preparada e capacitada para conquistar cada vez mais um lugar melhor para se viver. Para o Prefeito, investir em obras físicas e qualificar os educadores é o caminho mais curto para possibilitar às famílias obterem mais qualidade de vida no Município.

 

Entre as principais metas do Município estão previstos investimentos na área da informática educacional, sendo que o Município já adquiriu uma Sala Informatizada com carteiras informatizadas e Lousa Interativa, além de investir na capacitação dos professores do setor; a construção do Centro Municipal de Educação Infantil, em andamento, considerada uma obra importantíssima para a Educação Infantil, pois oferecerá melhores condições físicas para o acolhimento das crianças que necessitam do atendimento na Creche, com investimentos previstos em R$ 612.969,55 (seiscentos e doze mil, novecentos e sessenta e nove reais e cinqüenta e cinco centavos), recursos oriundos de convênio celebrado entre o Município com o Ministério da Educação- FNDE, através do “Plano de Ações Articuladas – PAR – PROINFÂNCIA.

 

“Outra ação que esta programada para o primeiro semestre de 2011 é a implantação do Plano de Carreira do Magistério, que vem sendo estudado desde o ano passado e agora estamos na etapa final, considero uma grande conquista para a classe, pois teremos uma organização na carreira e isso nos traz uma progressão funcional adequada”, afirma a Secretária Municipal de Educação, Inês K. Mariani e, completa dizendo que o plano de cargos e salários dos professores da rede municipal de Educação é uma prova do comprometimento da atual Gestão com a Educação dos Iomerenses, pois proporcionará melhoria salarial significante para os educadores, é também um reconhecimento do trabalho desempenhado pelos profissionais da área na rede municipal.

 

Na área pedagógica o Município utiliza material e suporte técnico do Sistema Educacional Unibrasil, para alunos desde a Educação Infantil até o 6º ano, bem como agenda do aluno, livro dos pais e assessoramento pedagógico uma vez por semestre.

 

De acordo com a Secretária Inês, o Município cumpre rigorosamente os pressupostos legais da Constituição Federal de 1988, especialmente o artigo 205, que prevê o atendimento educacional especializado, e a inclusão escolar, fundamentada na atenção à diversidade, exigindo mudanças estruturais nas escolas comuns e especiais. “Assim, o sistema municipal de ensino esta buscando o atendimento educacional especializado para acolher a diversidade ao longo do processo educativo. O atendimento constitui-se parte diversificada do currículo dos alunos com necessidades educacionais especiais, organizados institucionalmente para apoiar, complementar e suplementar os serviços educacionais”, explica Inês.

 

Reforço Escolar

 Para que a escola tenha êxito durante o ano, o Município investe no projeto de apoio aos educandos em nível de desigualdade com o ritmo da turma, consolidando e ampliando os conhecimentos, enriquecendo as experiências cultuais e sociais, para assim ajudá-los a vencer os obstáculos presentes em sua aprendizagem.

Merenda Escolar

 

Outro destaque é a merenda escolar, onde o município tem como prioridade para o ano de 2011, a execução de um conjunto de ações, que objetivam estimular a adoção voluntária e consciente de práticas de saúde, principalmente, no que tange as escolhas alimentares saudáveis. Para isto, o Poder Público Municipal colocou em prática um Programa de Educação em Saúde e Qualidade de Vida, onde os profissionais da Educação e da Saúde estão sendo capacitados e conscientizados da importância de sua atuação nos ambientes escolares.

 

Como resultado dos primeiros trabalhos, os educadores deram início a um plano de atividades para os próximos meses, e através deste, as Secretarias de Educação e de Saúde, trabalharão conjuntamente em prol dos mesmos objetivos.

 

A qualidade da alimentação oferecida na merenda escolar de Iomerê segue parâmetros onde o cardápio é calculado e proposto de forma profissional e comprometida com a saúde dos alunos.

 

Transporte Escolar

 

O transporte escolar exige da administração pública uma atenção redobrada, já que a maioria dos alunos dependem do transporte escolar para garantir a freqüência à escola. A Secretaria Municipal destaca atenção constante e mantém o sistema de monitoras nos veículos para auxiliar os alunos pequenos, no embarque e desembarque e, também no uso adequado do cinto de segurança, o que garante a todos os usuários segurança e qualidade.

 

Cultura e Esporte na Escola

 

As atividades culturais e esportivas realizadas em horário de contra turno vem despertando o interesse dos estudantes. Os alunos não desembolsam nada para participar de atividades diferenciadas, como aulas de capoeira, música, canto coral, banda, inglês, artesanato, teatro, dança, além de atividades esportivas, como futsal, vôlei e futebol.

 

Investimentos físicos nas Escolas

 

A escola de Educação Básica Frei Evaristo preparou-se para receber seus alunos realizando algumas reformas consideradas fundamentais para o bom andamento das atividades, com pintura externa, reforma da secretaria, reparos no assoalho das salas de aula, nos banheiros, ginásio, nas mesas do refeitório. Para isto, contou com o apoio da Secretaria Municipal da Educação de Iomerê, APP da escola, 9ª GERED, bem como da compreensão de todos os pais, alunos e professores que entenderam esta necessidade.

 

Na semana do dia 01/02 ao dia 04/02, a nova diretora Fátima Pittol Domingos, iniciou seu trabalho na direção da instituição, com apoio da equipe administrativa e pedagógica, bem como da presença do grupo de professores em uma semana de interação e planejamento das atividades, através de dinâmicas, estudos, leituras e palestras, enfatizando a necessidade de um trabalho voltado ao desenvolvimento de valores, para dar aos alunos uma recepção acolhedora buscando atitudes que resgatem os valores e que permaneçam como base em suas vidas.

 

Na Escola de Ensino Fundamental Laércio Caldeira de Andrade/ Centro Educacional Municipal Pólo II – Bom Sucesso, também foram feitos reparos para receber os alunos no início do ano letivo: pintura externa e interna, reformas no parque infantil, confecção de cortinas, murais, entre outras. “Isso foi possível devido às parcerias entre Associação de Pais e Professores, Conselho Deliberativo, Secretaria Municipal de Educação e 9ª Gerência Regional de Educação”, explica a Secretária Inês.

 

Capacitação dos Profissionais da Educação

 

Na semana de 01 a 04 de fevereiro, o Corpo Docente e Administrativo da escola, organizou as ações que serão desenvolvidas durante o ano letivo. Todas as atividades foram planejadas com responsabilidade e dedicação para que os objetivos almejados sejam alcançados com sucesso.

 

Para começar com maior entusiasmo e aprimorar os conhecimentos foram também ministradas três palestras: Afetividade/Relacionamento com a professora Rita Soares; Prevenção e Tratamento da Obesidade Infantil nas escolas com a Nutricionista Karine Albiero; Auto Estima do Profissional de Educação com Pedro Pagliarini – Pesquisa e Consultoria de Marketing Alô Brasil. E no primeiro dia de aula os alunos foram recepcionados com inúmeras atividades, as quais foram monitoradas por Cirlei Werllang da Silva da Epagri, juntamente com os professores.

 

Durante o evento, a equipe administrativa da Secretaria Municipal de Educação distribuiu material informativo, com programação de cursos e projetos que estão sendo colocado em prática, e aberto a adesão de toda a comunidade.

 

Ao final do grande encontro do dia 03 de março, pais, alunos e professores voltaram para casa sabendo que o grande objetivo da Administração Municipal junto com o Governo do Estado e apoio da comunidade local é sempre oferecer o melhor em prol de uma Educação de qualidade com comprometimento e ressignificação de valores. O consenso é que o desenvolvimento e crescimento de uma comunidade passa primeiramente pela busca do conhecimento. Povo esclarecido é sinal de uma cidade organizada e desenvolvida.

 Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Esporte de Iomerê, construindo um futuro melhor junto com você! Ceron –  03/03/2011