Gramas Florakirk e Jiggs agregam valor à produção de leite em Iomere

Iomere- 22/11/2011- Trazidas do Estado do Rio Grande do Sul para o Município de Iomere, no primeiro trimestre de 2010, pela Secretaria Municipal de Agricultura em conjunto com a Epagri, as variedades de gramas Florakirk e Jiggs, foram plantadas em algumas propriedades a título de experiência, com resultados altamente positivos, a exemplo, da propriedade de Marildo Zago, localizada na Linha Corrente, onde o mesmo produz em viveiros e distribui para dezenas de cidade de forma gratuita.

A introdução das novas variedades está sendo considerada por produtores e pela equipe da Agricultura no Município, uma forma de agregar proteínas e energia na alimentação do rebanho, e ao mesmo tempo possibilitar aos agricultores alternativas de pastagens com ganhos nos resultados da produção de leite a base de ingestão de alimentação balanceada e de baixo custo.

Para o técnico da Epagri, Sandro Secco, a experiência deu certo e a expectativa é continuar trabalhando de forma ordenada em conjunto com o Município para que a produção avance em quantidade e qualidade, que é o objetivo das políticas públicas para o agronegócio local.

Para o agricultor Marildo Zago, a nova pastagem é um motivo a mais para continuar investindo na produção de elite, e diz que distribui de forma gratuita as mudas aos agricultores da região, por entender que, como recebeu da Prefeitura de forma gratuita tem o dever solidário de fazer o mesmo com os que desejam fazer o plantio das novas variedades de gramas.

Juarez Borga, Secretário Municipal de Agricultura se diz satisfeito com os avanços conquistados na produção de leite em Iomere, tanto pela introdução de novas variedades de pastagens como pelos excelentes resultados trazidos com o programa Balde Cheio, responsável pela nova era da produção de leite em Iomere. –É um caminho cheio de conquistas e sabemos que temos muito trabalho pela frente para avançar na profissionalização da atividade em todo nosso município. Acreditamos na união de esforços do Poder Público com os agricultores e contamos com apoio técnico de excelente qualidade. Por isso, sabemos que o futuro é altamente promissor para a atividade leiteira em nosso Município-, afirmou Juarez.

Juliano Alargon Fabrício, Engenheiro Agrônomo da Cooperativa de Inovação e Desenvolvimento da Atividade Leiteira (Cooper Ideal), coordenador do programa Balde Cheio em Iomere, é categórico ao elogiar a introdução de novas gramas na alimentação do rebanho, lembrando que os valores nutricionais das mesmas tem seus valores comprovados, porem faz ressalvas, lembrando que o manejo das lavouras e a condução do rebanho precisam caminhar na mesma direção, dentro de uma linha profissional, com atividades organizadas e planejadas, para que os resultados sejam os almejados.

Para isso o Município criou programas de controle de custos e de produção disponibilizado aos agricultores, para que possam acompanhar as atividades de forma organizada e com dados do rebanho e da propriedade.

De acordo com o Prefeito Antoninho Baldissera, o trabalho faz parte da gestão municipal e tem como meta aproximar dos agricultores as políticas públicas para que a agricultura continue em pleno desenvolvimento e o agricultor possa continuar criando e plantando com lucro real e dignidade junto a sua família.