Coral e Banda de Iomerê gravam CD e DVD com a participação de 19 Corais

 

O Município proporcionou gravação de um DVD do Coral com participação de corais da região e CD da Banda Municipal Santa Cecília com a participação do Coral em Joaçaba no dia 03.12.2011 no Teatro Alfredo Sigwalt.

 

Iomere- 13/12/2011- O dia 26 de novembro de 2011 ficara na historia da Cultura iomerense, com a gravação ao vivo de um DVD durante o VII encontro de Corais, promovido pelo Governo Municipal, através da Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Esporte e apoio dos coralistas do município. 

 

Considerado um instrumento de intercâmbio e um momento de congraçamento entre os 19 corais da região, o encontro encantou a cidade e o grande publico presente na Igreja matriz São Luis Gonzaga.

 

Para o Prefeito Antoninho Baldissera, o encontro com a gravação do DVD e uma forma de valorizar a cultura e premiar os coralistas que dedicam tempo e amor a cultura musical. – O Coral tem como objetivo divulgar a grandeza e beleza do seu povo, e se orgulha em cultivar a cultura, a arte e a beleza do canto. É resultado de muita dedicação, carinho e doação, afirmou o Prefeito.

 

Corais e musicas apresentadas

 

1º – CORAL MUNICIPAL DE IOMERÊ- iniciou suas atividades em 1997 e desde então seus integrantes se reúnem semanalmente, a fim de prepararem-se para eventos do município. Músicas: Como a Luz e Non ho l’e tá.

 

2º – ASSOCIAÇÃO DE PAIS E AMIGOS DOS SURDOS DE CAÇADOR APAS – No dia 27 de abril do ano de 1988, membros da comunidade caçadorense, juntamente com os pais de pessoas com deficiência auditiva uniram-se com o firme propósito de fundar a Associação de Pais e Amigos de Surdos de Caçador – APAS. Músicas: Então é Natal e Família.

 

 3º – CORAL ITALIANO AURORA. O grupo se apresenta em várias cidades de Santa Catarina, Paraná, Rio Grande do Sul e também em Brasília na Festa dos Estados, onde o mesmo foi representar Santa Catarina no dia 25 de novembro de 1991. O Coral também faz apresentações cantando missas em italiano. Músicas: Su Le Scale Oficialle e Vá Pensiero.

 

 4º – CENTRO CULTURAL EGON FREYO– Coral do Centro Cultural Egon Frey iniciou suas atividades em 2005 numa parceria entre as Igrejas Adventista, Católica e Luterana e a Prefeitura Municipal de Fraiburgo. Seu primeiro regente foi Cíntia Vidigal e hoje é Regido por Valentin Kleinschmit. Músicas: Notícias da Vida e A Família.

 

 5º – CORAL ACROVIA da cidade de Videira- teve seu início em maio de 1982 e conta hoje com 23 coralistas, sendo 17 italianos e seis alemãs. Tem como presidente, Natal Padilha e regente Arno Degenhardt. Músicas: Manhã de Carnaval e Daí Glória a Deus.

 

 6º – GRUPO DE CANTOS CANTEMO L’AMÉRICA da cidade de Videira.  O Grupo é composto por componentes da Terceira Idade, com o objetivo de resgatar os cantos folclóricos, italianos e também recepcionar turistas que vem visitar e conhecer Videira, sua gente , suas raízes, costumes, tradições e a natureza exuberante. Músicas: Sotto le Piante e Marina Campanella.

 

 7º – CORAL AMICI DELLA CANTORIA cidade de Treze Tílias. Fundado em 25/02/2009, o Grupo conta hoje com 13 integrantes e tem como regente o maestro Antonio Bandeira e como presidente o senhor Liduino Ceconello. O grupo apresenta-se em diversas cidades da região e em Treze Tílias anima periodicamente missas e cultos com melodias sertanejas, gauchescas e italianas. Músicas: Gigieta Damelá  e Le Campane de San Giusto.

 

 8º – CORAL LUTERANO DE RIO DAS ANTAS– fundado em 13 de Agosto 1988, a partir do desejo de algumas pessoas, de formar um Grupo de canto. Tem como prioridade auxiliar no louvor a Deus e propagação do Evangelho de Jesus Cristo, nos Cultos e atividades da Igreja, participando assim também anualmente dos encontros de Corais do Núcleo Contestado. Músicas: Climbin’up the Mountain e Der Herr Mein Hirte. 

 

9º – ASSOCIAÇÃO CENTO LIRE da cidade de Caçador – fundada em 23 de agosto do ano de 1997. Em 25 de novembro do ano de 2005, houve alteração de seu estatuto, passando a denominar-se de Associação Italiana Cento Lire, podendo assim desenvolver outras atividades da cultura italiana, além do canto. Este Coro tem por finalidade apresentar canções italianas e o canto folclórico italiano, divulgando, dessa forma, a cultura italiana. Músicas: La Domenega Andando Alla Messa e Il Giorno di Partenza.

 

 10º – CORAL MUNICIPAL ARROIOTRINTENSE– atua desde 1990 e participa dos encontros da Liga Cultural Alto Uruguai, em encontros da região, de festividades municipais e atos litúrgicos. Músicas: Ave Maria e Salve Regina.

 

 11º – CORAL MUNICIPAL SALTO VELOSO– Foi fundado em 01 de julho de 1991 por iniciativa de algumas pessoas da comunidade que valorizavam o canto coral. Conta atualmente com 34 integrantes, divididos em quatro vozes e tem como regente Maria Eloiza Otto. O Coral possui um repertório variado apresentando músicas em português, italiano e francês. Tem como principais finalidades: aprimorar a arte cantada e difundir a cultura do município. O Coral Municipal também é membro efetivo da Liga Cultural Artística Alto Uruguai, onde participa dos Festivais de Corais na Classe A-1.  Músicas: Daí Glória a Deus e Ave Maria.

 

 12º – CORAL UNIÃO DE LAGEADO GRANDE– Fundado em 17/12/1953, o Coral União surgiu quando alguns moradores de Lageado Grande – Tangará idealizaram um espaço de recreação e valorização da cultura, através da música, trabalharam e construíram o Clube União de Cantores de Lageado Grande – que passou a ser a sede dos ensaios e de grande parte das apresentações do Coral União. Os regentes que já atuaram são: Lauro Drhemer, Miron Boesing e atualmente Giseli Melere. Músicas: Jubilate Deo e Cantai ao Senhor .

 

 13º – CORAL MUNICIPAL VOZES de Videira – iniciou suas atividades em 1995. Em 2003 o grupo foi reestruturado, tendo uma nova formação. Hoje fazem parte do Coral Vozes de Videira 27 componentes, contando com a regência da maestrina Maria Eloiza Otto. O grupo é formado por pessoas esforçadas e com o objetivo comum de cantar e de representar o nome de Videira.  Músicas: Vira-Virou (Kleiton e Kledir) e Seguindo no Trem Azul (Roupa Nova).

 

 14º – CORAL TIROLER ECHO da cidade Treze Tílias- fez sua primeira apresentação no Natal de 1933, ano de fundação da cidade de Treze Tílias, organizado por Georg Thaler, possui hoje 27 componentes e desde 1981 o senhor Bernardo Moser é regente e a atual presidente é a senhora Michele Moser.  Músicas: Amazing Grace (Folclore Irlandês) e Ave Maria (Nikolans Fnx).

 

 15º – ASSOCIAÇÃO CORAL CAÇADORENSE– fundado em 11 de junho de 1975 e há 36 anos a Associação Coral Caçadorense está em atividade participando de eventos comemorativos na própria cidade, também em cidades vizinhas e outros estados abrilhantando encontros, missas, exposições, assim como participando de festivais de corais filiados a Liga Cultural Artística Alto Uruguai. Músicas: Uyrapuru e De tal Maneira Deus Amou o Mundo.

 

 16º – GRUPO AMIGOS DO CANTO DE ARROIO TRINTA– iniciou suas atividades em maio de 2011. É composto por 16 integrantes, e atuam com cantos religiosos, nas diversas celebrações da igreja católica. O maestro é o senhor Luiz Cividini. Músicas: Vem meu amor e Luar do Sertão.

 

 17º – CORAL SANTA TEREZA do bairro Santa Tereza de Videira- foi criado no dia 08 de agosto de 1997, com a finalidade de resgatar e preservar as raízes culturais do canto trazido pelos antepassados que colonizaram esta região. Atualmente é presidido pela senhora Nilce Scherdien Miranda e conta com 22 integrantes. Músicas: Canção da Alegria e Benção da Irlanda.

 

 18º – HOBBYSSÄNGER da cidade de Treze Tílias. Fundado em 1993 por um pequeno grupo que gostava de cantar na Igreja ou em rodas de amigos. E por esse motivo, apresentam-se com o nome de Hobbysänger que significa cantores por Hobbi. Músicas: Bendito seja teu imenso amor e Achwartzbraum ist die Haselnuss.

 

19º – CORAL SÃO PAULO APÓSTOLO– fundado em 22 de agosto de 1982. Portanto, em 2012 completará 30 anos de existência, o qual conta hoje com 26 componentes, sendo regido há 11 anos pelo maestro senhor Alípio Land.Músicas: Lembrança (José Acácio Santana) e Vai saudade.

  As obras musicais gravadas serão ferramentas para eternizar os encontros e colocar na história o talento e a capacidade dos coralistas e músicos do Município. O lançamento do DVD e do CD deve acontecer em 2012, durante as festas em comemoração aos cem anos de colonização Italiana e Alemã em Iomere.