Ovinos e Caprinos em destaque no agronegócio de Iomerê

Município sediou II Seminário do setor com animais de ponta e público interessado na pecuária e de olha no sabor da gastronomia da ovinocultura e caprinocultura

Iomerê- 28/02/2012- O Núcleo Regional de Criadores de Ovinos e Caprinos em conjunto com o Centro de Tradições Gaúchas (CTG) Tropeiro Crioulo promoveu nos dias 25 e 26 de fevereiro de 2012 na cidade de Iomerê, o II Seminário Regional de Ovinocultura e Caprinocultura. O principal objetivo foi divulgar a expansão dos produtos do gênero, bem como estimular o consumo dos produtos, buscando ampliar o mercado e aproximar os criadores numa troca de conhecimentos e experiências do setor.

Para a realização do evento o Núcleo contou com apoio da Prefeitura de Iomerê, através da Secretaria Municipal de Agricultura e mais da Secretaria de Estado da Agricultura e Pesca; Secretaria de Estado do Desenvolvimento Regional de Videira, Epagri, Senar, Coopervil/Sicoob, Frigorífico Friguzzi, Ervateira Mazutti, Selaria Borga, Unoesc e Real Homeopatia.

Para o prefeito Antoninho Baldissera o seminário é uma ferramenta importante no fomento da atividade com ovinos e caprinos que está em plena expansão na região. De acordo com Baldissera, a caprinocultura e a ovinocultura contribuem com o melhor aproveitamento das áreas ocupadas, alem de agregar valores a produção agrícola, para que o agronegócio continue gerando emprego e renda no Município.

A programação contemplou palestras, debates, exposições e gastronomia, com destaque para a participação do secretário adjunto da Secretaria de Estado da Agricultura e da Pesca, Airton Spies, que ministrou palestra enfocando os programas de governo do Estado para com o agronegócio, enaltecendo a necessidade de implementar um trabalho planejado, organizado e profissional para segurar o homem no campo e possibilitar as famílias maior renda nas pequenas propriedades. “Nosso maior desafio é produzir uma geração de agricultores por opção, e para isso teremos que proporcionar renda aos produtores rurais para atrair o jovem no campo”, afirmou.

Para isso, Spies demonstrou experiências internacionais, com destaque para as da Novazelandia e Austrália- referências mundiais na produção de leite a pasta e tentou expor aos produtores da região a necessidade de se introduzir no campo novas tecnologias e oferecer atrativos para que as próximas gerações de agricultores tenham condições semelhantes de trabalho, entretenimento e de renda das populações urbanas.

A segunda palestra do seminário proferida pelo veterinário da Epagri – Vilson Korol teve como tema a sanidade animal, quando explicou aos presentes métodos e meios para se conseguir produzir um rebanho saudável e em condições de ser competitivo no mercado.

Na parte prática do evento o público conheceu animais de diversas raças, muitos premiados em diversas feiras nacionais, trazidos para o seminário por criadores de várias regiões do estado de Santa Catarina.

Silvio Pele, presidente do Núcleo de Criadores se mostrou entusiasmado com o sucesso do evento e destacou a importância das parcerias e do envolvimento do Poder Público com os criadores para que a pecuária de caprinos e ovinos continue se desenvolvendo na região.

Formado por 18 criadores o Núcleo mantêm um rebanho de aproximadamente duas mil fêmeas de ovinos e cerca de 300 fêmeas de caprinos, e segundo Silvio é um mercado em plena expansão, com grande espaço para novos investidores. “O mercado é promissor e a procura pelos produtos, especialmente a carne, além dos derivados é imensa, o que nos deixa feliz, pois a caprinocultura e a ovinocultura são duas atividades que devem crescer muito ainda na nossa região”, adianta Silvio.  Ao meio dia, o público que lotou o centro comunitário da Linha Bridi foi premiado com almoço, com diversos pratos elaborados com carnes de ovinos e caprinos, numa demonstração do grande valor gastronômico, altamente nutritivo e saboroso.