Sistema de irrigação fixo ganha força na agricultura de Iomerê

 

 

A propriedade de Moacir Pagliarini na comunidade de Bom Sucesso, interior do município de Iomerê está sendo muito visitada por produtores rurais e técnicos da região interessados em conhecer o sistema de irrigação por aspersão fixos implantado nas lavouras do agricultor.

 

O sistema utilizado tanto para irrigar com água as pastagens pode ser usado para distribuir dejetos de suínos na adubação do solo. Segundo o técnico da Epagri local, Sandro Secco, a técnica é altamente eficiente e possibilita ao agricultor solucionar problemas de falta de água e ao mesmo tempo no preparo do solo para o plantio com adubação orgânica. “O resultado é uma lavoura de altíssima qualidade, inclusive com pastagens de excelente qualidade, possibilitando a introdução de maior número de animais por área cultivada, tendo em vista a adubação e irrigação do solo”, explica Sandro.

 

O sistema fixo, com cobertura total com o sistema de rega por aspersão visa cobrir totalmente a área de rega com uma rede de tubos oferece inúmeras vantagens que equilibram o valor investido, considerando que o sistema de irrigação pode aumentar de forma considerável a produtividade das culturas, especialmente nas pastagens para o gado leiteiro.

 

As principais vantagens dos sistemas de irrigação por aspersão fixa é a facilidade de adaptação às diversas condições de solo e topografia; apresenta potencialmente maior eficiência de distribuição de água, quando comparado com o método de superfície; mão de obra simples e de fácil manuseio podendo ser automatizado e os resultados são excelentes.

 De acordo com o Secretário de Agricultura do Município, Juarez Nicolau Borga, a propriedade de Moacir é um modelo e serve de exemplo para os que tenham interesse em investir no sistema.