Iomerê realiza 30ª edição da Festa Julina de 17 a 19 de julho

A maior festa julina da região já tem data confirmada para acontecer. A Prefeitura divulgou  nesta semana a programação da 30ª edição do evento, que vai acontecer juntamente com as comemorações do aniversário de 20 anos de Iomerê. A festa acontece nas imediações da igreja São Luiz Gonzaga e mais uma vez promete atrair milhares de visitantes. Segundo o prefeito, serão três dias de festa, iniciando no dia 17 de julho e seguindo até o dia 19. Na programação shows nacionais, regionais e de valorização de artistas locais, além do tradicional show de fogos, o acendimento da fogueira gigante e o inusitado Arrancadão de Jericos.

Shows

A dupla sensação do sertanejo universitário, Conrado &  Aleksandro será a principal atração no palco da Festa Julina e do aniversário de Iomerê. Conhecida em todo o Brasil, por hits como Quem nunca, Lobos, Caminhonete inteira, Pode Chorar, Mete tequila, Signos e Toda Sexy , a dupla sobe ao palco, no dia 17, data da abertura da festa. Na mesma noite o palco também será ocupado pela Banda Barbara Who e pela Banda Céu e Cantos. No sábado, 18 de julho, a programação de shows será com Diego e Gabriel, Musical San Marino e Dany e Diego. No domingo (19), depois de uma extensa programação a festa será animada pelo Musical JM.

A programação cultural durante a festa também será marcada pela apresentação da Banda Municipal Santa Cecília e o Coral Municipal e a apresentação do Grupo de Dança Municipal. Todas as noites haverá  baile promovido pelas Associação de Pais e Professores das Escolas do município, com animação de Chiquito & Bordoneio, Banda San Rafael e Musical JM. “É uma programação diversificada para atender toda a família. No ano passado, recebemos mais de 25 mil pessoas na festa e nossa intenção é repetir esse sucesso de público”, ressalta o presidente da CCO  – Claudemir Agostini.

Eventos Paralelos

A Festa Julina será apenas um dos eventos programados em comemoração aos 20 anos de emancipação político-administrativa de Iomerê. Além dela, estão confirmados para o dia 4 de julho, o Baile Regional Terceira Idade  com animação da Família Sartor, o  Jantar Gastronômico – Sabores de Iomerê, no dia 11 de julho  e a realização do 1º Encontro de Carros Antigos de Iomerê, no dia 18 de julho. “Tudo isso para envolver a comunidade nesta comemoração”, explica o prefeito Luciano Paganini.

Almoço da Família

Lançado no ano passado e considerado sucesso total, a Prefeitura de Iomerê também deverá repetir em 2015, o Almoço da Família Iomerense. A iniciativa que vai acontecer, no domingo, 19 de julho, prevê, ao invés do tradicional corte do bolo gigante, a comemoração do aniversário de forma diferente. Com o apoio de criadores e empresas de toda a região a Administração deve distribuiu carne suína em porções de até dois quilos para cada uma das famílias do município. Em  2014 a Prefeitura distribuiu cerca de 980 cupons à todas as famílias do município.

Arrancadão de Jerico

A realização do Arrancadão de Jerico também está confirmada, para o dia 19 de julho. Essa será a 6ª edição do evento.  Trata-se de uma competição única em todo o Brasil, que consiste em percorrer um trajeto de 200 metros, morro acima, com os veículos de motor estacionário comumente usados na agricultura. Vence o jerico que chegar primeiro, passando para a fase seguinte e assim sucessivamente até chegar-se ao campeão.

O jerico ou tobata, é feito a partir do chassi de um carro pequeno, com carroceria de madeira. Ele desenvolve velocidade máxima de 40km/h e tem na força e durabilidade seus principais atributos. Na roça, é usado tanto para colher os produtos cultivados, quanto para levar as famílias à missa e, não raras vezes, é o único meio de locomoção delas.

Praça de alimentação diversificada

Para a edição da Festa Julina 2015 a Prefeitura quer investir diversidade das barracas. A CCO entende que elas devem oferecer, principalmente, comidas típicas da época. Por isso, deverá ser estabelecido um número mínimo de barracas oferecendo este tipo de produtos. Outra ação será tabelar os preços máximos a serem praticados nessas barracas.