Regulamento Oficial Arrancadão de jerico 2015

REGULAMENTO OFICIAL

 

1.1.        NORMAS TÉCNICAS:

O 6º Arrancadão de Jerico 2015 deverá seguir as normas técnicas constantes neste regulamento específico.

1.2. DEFINIÇÃO:

Participam desta competição veículos produzidos artesanalmente, protótipos com chassi de camioneta com modificações contendo no mínimo cambio, diferencial e carroceria traseira, a parte frontal poderá ser de estrutura tubular, com cobertura ou não, e o motor deverá obrigatoriamente estar localizado à frente do piloto.

1.3. DENOMINAÇÕES DE CATEGORIAS:

A denominação das categorias será: Um Pistão; Dois Pistões e Força Livre.

 
1.4. HOMOLOGAÇÃO:

A Comissão Organizadora realizará a qualquer momento vistoria técnica de avaliação seguindo critérios definidos neste regulamento sob o aspecto de segurança e solidez na construção. É permitido o uso de vários lugares, mas somente 1 (um) lugar, será utilizado pelo, piloto quando da competição.

1.5. PESO MÍNIMO:

O peso mínimo do Jerico de competição sem piloto das categorias do 4º Arrancadão de Jerico 2013 é de 300 kg, sendo que a Comissão Organizadora se reservará do direito de submeter a pesagem se necessário.

1.6. MOTOR:

01(um) motor diesel de no máximo 1 cilindro na categoria Um pistão, de  no máximo dois pistões na categoria Dois pistão e indeterminados na categoria Força Livre, podendo ser os motores  nacionais ou importados.

1 – Obrigatório o uso de dispositivo com válvula de admissão do ar e combustível com perfeito funcionamento, o dispositivo deverá ser acionado pelo piloto no seu habitáculo sem que o mesmo tenha a necessidade de sair do banco. O objetivo principal é cortar a alimentação de oxigênio numa disparada do motor.

1.7. SISTEMA DE IGNIÇÃO:

Para a categoria Um Pistão e Dois Pistão deve ser exclusivamente manual, para as outras, marca e tipos livres.

1.8. SISTEMA DE ARREFECIMENTO:

Marca e tipos livre.

1.9. CABEÇOTE:

Marca e tipos livre.

1.10. ALIMENTAÇÃO:

 É permitido o uso de superalimentação óxido nitroso. É permitido o uso de turbo, turbo compressor blower, supercharger, intercooler e outros mais que possam surgir. É permitido somente o uso do combustível líquido diesel. Será permitida a mistura de qualquer outro liquido combustível ou similar, sendo que o diesel não sera fornecido pelos organizadores do evento para cada jerico. No final de cada etapa de provas o combustível poderá ser solicitado caso exista, pelo comissário técnico.

 

1.11. ESCAPAMENTO:

 A saída do escapamento poderá ser em qualquer parte do jerico.

1.12. SUSPENSÃO:

Marca e tipos livre.

1.13. TRANSMISSÃO:

É obrigatória a existência da marcha à ré e esta deve estar funcionando normalmente. Por motivo de segurança não será permitido que o jerico corra com uma roda traseira livre ou seja, a tração deverá ser no mínimo nas duas rodas traseiras. É permitido o uso de diferencial autoblocante ou qualquer modificação que transforme o diferencial em autoblocante. (tração nas duas rodas).

 

 

1.14 EMBREAGEM:

Serão permitidos somente câmbio e embreagem do tipo mecânico. Livre quanto ao seu tipo de fornecedor.

1.15 RODAS E PNEUS:

Marca e tipos livre.

1.16. SISTEMA DE FREIO:

Será obrigatório no jerico de competição das categorias do 6º Arrancadão de Jerico 2015 um sistema de freio eficiente podendo ser desenvolvido por cada equipe que, depois de cruzar a linha de chegada deverá frear e parar em no Maximo 18 metros. Todos os jericos de competição das categorias do 6º Arrancadão de Jerico 2015 estarão sujeitos a uma demonstração e prévia avaliação antes das etapas, se essa for requisitada pelos comissários técnicos da Comissão Organizadora.

 
1.17. CARROCERIA E CHASSI:

É do tipo jerico, com características agrícolas, que lembre essa máquina foi criada para o campo. Podendo possuir a “gaiola de proteção” ou Sant´antonio. O banco do piloto deve ser firme na estrutura do jerico. A carroceria do jerico é obrigatória e deverá ser fixa ao chassi, podendo ser de madeira, metal ou qualquer outro material.

1.18. SISTEMA ELÉTRICO:

A capacidade e marca de bateria caso existam são livres, bem como seus cabos.

1.19. SISTEMA DE LUBRIFICAÇÃO:

O sistema de lubrificação é livre.

1.20. CIRCUITO DE COMBUSTÍVEL:

O percurso da linha de combustível é livre. Bomba e filtros de combustível devem estar devidamente protegidos.

1.21. EQUIPES:

Cada equipe poderá ser composta por no máximo 07 (sete) pessoas, e podendo ser inscritos até 02 (dois) pilotos por equipe maiores de 18 (dezoito) anos com carteira de habilitação. Cada equipe poderá optar por cores próprias para o seu uniforme, sendo que o mesmo não será imprescindível. Cada jerico deverá ter um nome.

 

1.22. SEGURANÇA:

É recomendável que o piloto faça o uso de capacete fechado nas laterais, com viseira, homologados e válidos.

 

1.23. PUBLICIDADE:

Todos os jericos poderão ter espaço reservado para os patrocinadores próprio ou oficiais do evento. As características de jerico deverão permanecer no visual da máquina inscrita na competição. Os jericos poderão ser pintados com cores criativas, possibilitando situações fotogênicas, não sendo permitido gravuras e grafias que atentem aos bons costumes e de conotação político partidária.

1.24. A PISTA DE ARRANCADAS:

A pista terá de no máximo 200 metros de comprimento totalmente pavimentados. A competição se fará nos metros iniciais da pista, sendo que os metros finais da pista servirão para desaceleração e frenagem

 

1.25. GERAIS:

 1.25.1: Durante as competições não será permitido o transporte de pessoas, na carroceria do jerico ou em qualquer outra parte do mesmo.

  1.25.2: Não será permitido o consumo de bebida alcoólica durante as competições, da mesma forma não será permitida a participação de pilotos que se apresentem sob o efeito de consumo de álcool ou qualquer outra droga.

  1.25.3: Durante os intervalos de competições os jericos deverão permanecer nos locais determinados pela Comissão Organizadora.

  1.25.4: Os jericos deverão obrigatoriamente fazer respeitar os locais de circulação indicados pela Comissão Organizadora quando da realização das competições, ao demais deverão sujeitar-se as disposições legais das vias em que possam circular.

 1.25.5: Os casos omissos a este Regulamento serão decididos pele Comissão Central Organizadora do 6º Arrancadão de Jerico 2015.

 

  1. A COMISSÃO TÉCNICA/ORGANIZADORA NÃO SE RESPONSABILIZA POR QUAISQUER ACIDENTES QUE POSSAM VIR OCORRER NO LOCAL DAS COMPETIÇÕES.

 

Iomerê/SC, 01 de julho de 2015.

COMISSÃO CENTRAL ORGANIZADORA DO 6º ARRANCADÃO DE JERICO 2015.