Festa Julina atrai milhares de pessoas

Nas condições em que foi realizada, debaixo de uma insistente chuva nos três dias de programação, a Festa Julina de Iomerê pode ser considerada um sucesso. Esta é a avaliação da Comissão Central Organizadora(CCO) do evento, que retornou ao calendário municipal deste ano. A chuva não deu trégua e uma precipitação de aproximadamente 80 milímetros foi registrada no período. Apesar disso, o público que visitou o pátio da festa não arredou o pé e pode assistir a shows, danças e provar a culinária típica da época. Tudo que dependia da organização foi feito da melhor forma possível. 

 

            A festa abriu oficialmente na noite de sexta-feira, com a presença de autoridades locais e regionais, além de atrações artísticas. No sábado, dia de aniversário do município, houve corte do bolo gigante, com 18 metros, que foi distribuído entre os participantes, que lotaram o salão paroquial. À noite, o palco foi contagiado pelas bandas Levitantes, Mr. House, Terceira Dimensão e Trio Bravana, que animou os participantes durante quase duas horas de espetáculo.  

O domingo foi o dia que recebeu mais público, com o Arrancadão de Jerico e show nacional com Marcelo San. 

A intenção do município é não correr mais riscos a partir de 2014. Para tanto, desde já está sendo estudada a possibilidade de fazer o evento noutro lugar e com tendas gigantes, capazes de acomodar públicos superiores a cinco mil pessoas. Além disso, para o ano que vem, um grande show de renome nacional será contratado.

       A programação alusiva ao aniversário do município ainda não encerrou. Iniciada no dia 29 de junho com a eleição da Rainha de Iomerê, ela prossegue no próximo dia 3 de agosto com a realização do Campeonato Aberto de Quatrilho, na localidade de Linha Bridi/Pasqual. Na oportunidade, mais de 100 participantes estão sendo esperados para a competição.             Na projeção para os próximos anos, além da alocação de tendas gigantes, do estudo de um novo local e de shows de renome nacional, os organizadores já projetam outras novidades, como forma de integrar ainda mais os visitantes, além de valorizar sobremaneira a cultura do município.

 

BOLO GIGANTE             Na tarde de sábado(20), o aniversário de Iomerê foi comemorado junto com a comunidade, que participou do corte do bolo gigante, com 18 metros de comprimento e que foi distribuído aos iomerenses. O corte do bolo configura-se em outro resgate promovido no município.         Além do corte do bolo gigante, os 18 anos do município foram comemorados com a celebração de uma missa italiana na matriz São Luiz Gonzaga, que também teve ampla participação da comunidade. Na oportunidade, a saga dos desbravadores foi lembrada, bem como as potencialidades do município destacadas de forma simbólica durante a celebração.  

 

ARRANCADÃO DE JERICO            Realizado como forma de valorizar os agricultores, que usam o jerico como meio de transporte dentro das propriedades, o Arrancadão de Jerico voltou a ser realizado pelo município, depois de quatro anos. Participantes de toda a região disputaram as arrancadas num percurso de aproximadamente 200 metros, morro acima, em três categorias – Um pistão; Dois pistões e Força Livre.            

. Segundo ele, a trégua nas chuvas também foi determinante para que o público comparecesse, acompanhasse as disputas e torcesse pelos agricultores/pilotos que participaram do evento.            A realização do Arrancadão de Jerico também já está confirmada para o próximo ano.

OS CAMPEÕES DO ARRANCADÃO
1 Pistão: 
1° Edinho Debortoli – ARROIO TRINTA
2° Valcir Toneta – IOMERE
3° Osmar Zago – VIDEIRA

2 Pistões:
1° Gabriel Zardo Barcellos – IOMERE
2° Maurício Maffioleti – SALTO VELOSO
3° Círio Maffioleti – MACIEIRA

Força Livre:
1° Jorge Kandler Filho – TREZE TÍLIAS
2° Emanuel Munaro – IOMERE
3° Maurício Maffioleti – SALTO VELOSO