Festa Julina abre sexta-feira

Acontece na próxima sexta-feira, dia 19, às 20 horas, a abertura oficial da Festa Julina de Iomerê, que congrega as comemorações dos 18 anos de aniversário de emancipação político-administrativa do município. Várias atrações estão programadas para os três dias da festa, que segue até o próximo domingo.             Parte da estrutura já está montada no local do evento, ao lado da igreja matriz de Iomerê e nos próximos dias os preparativos devem se intensificar ainda mais. O palco de 15 metros será posicionado ao lado da escola, neste ano. Nele, estarão atrações musicais, danças típicas e muita diversão.             Iomerê resgata neste ano a realização da Festa Julina, que não fez parte do calendário de eventos nos últimos anos.

 

     A FESTA JULINA            As tradicionais barraquinhas de produtos típicos da época serão novamente direcionadas para entidades do município e a fogueira será gigante, mantendo a característica das festas realizadas nos anos anteriores. “

 A Festa Junina de Iomerê até 1996, acontecia nos meses de junho, seguindo a tradição. Sua data foi alterada para que ela fosse comemorada juntamente com o aniversário do município. Municipalizada em 1997 ela foi uma das maiores festas do gênero na região, superando todas outras em número de visitantes.            Agora, com a sua realização, a administração quer recuperar este prestígio. Iniciada por alunos do antigo Colégio Agrícola de Videira(COAVI) na década de 80, tomou corpo em pouco tempo, sempre contando com grande envolvimento da comunidade. O público que passava por Iomerê durante a festa era oriundo de toda a região e vinha crescendo ano após ano, até quando ela era realizada.  

 

SHOW DE FOGOS            O show pirotécnico deste ano deve ser uma atração à parte, nas noites de sexta-feira e sábado, durante a realização da Festa Julina. Tradicional em sua concepção, em 2013 deverá ter cerca de 15 minutos de duração em cada uma das apresentações.  Uma empresa especializada foi contratada para soltar os fogos e a intenção do município é usar tecnologia aliada à atração. O ponto de disparo será mantido defronte ao prédio da Prefeitura Municipal, que fica imediatamente ao alto, de onde a festa é realizada, dando visão privilegiada aos participantes. As duas fogueiras gigantes já estão montadas, no local do evento. Elas serão acesas depois do show de fogos. 

 

PROGRAMAÇÃO DA FESTA             A programação oficial da Festa Julina, que contempla o aniversário de emancipação político-administrativa de Iomerê, no dia 20, iniciou em 29 de junho passado, com a escolha da rainha e das princesas do município. Teve continuidade no dia 6 com o Encontro Regional da Terceira Idade e no último sábado(13), com o Festival Gastronômico de Iomerê, na localidade de Linha Paulina.  19 DE JULHO – Sexta-feira
19h – Romulo e Roni
20h – Abertura
Banda Santa Cecília e Coral Municipal
20h30 – Acendimento da Fogueira
20h40 – Musical San Francisco
22h – Milionário e José Rico Cover
23h30 – Show de fogos 
24h – Baile com Chiquito e Bordoneio

20 DE JULHO – Sábado
15h – Corte do bolo de 18 metros
15h30 – Mateada com Família Sartor
17h – Missa Italiana com Coral Municipal 
18h30 – Levitantes
19h10 – Mr. House
19h50 – Danças típicas
20h10 – Acendimento da fogueira
20h20 – Terceira Dimensão
22h – Trio Bravana
23h30 – Show de fogos
24h – Baile Banda Millenium

21 DE JULHO – Domingo 
10h30 – Recepção aos jericos
13h – DJ Julinho
13h – Arrancadão de Jerico
14h – DJ Jr. Guedes
14h30 – Mateada e atrações locais
16:30 – Show com Marcelo San