Estrada Iomerê-Treze Tílias: a realização de um sonho de 40 anos

Um sonho acalentado por mais de 40 anos está, finalmente, realizado. Com a implantação da camada asfáltica na última semana, o projeto de pavimentação dos 19,8 quilômetros que liga os municípios de Iomerê e Treze Tílias entra na fase final. Para a conclusão total da obra, resta somente a execução da sinalização, o que deverá acorrer nos próximos dias.

A obra foi executada pelo Governo do Estado com investimentos superiores a R$ 22 milhões e começou a ganhar forma a partir de 2014, quando o canteiro de obras foi instalado e os serviços de adequação da então estrada de terra foram, finalmente, iniciados. 
Antes disso, porém, a administração municipal de Iomerê já havia iniciado uma grande campanha de mobilização da classe política regional em prol da pavimentação da estrada e viabilizado, através de convênios com o Governo do Estado, a pavimentação de cerca de cinco quilômetros em dois trechos, até o distrito de Bom Sucesso.

Após essa etapa, iniciaria um intenso trabalho de articulação por parte da atual administração municipal junto ao Governo do Estado para que a obra completa saísse do papel. 

A pavimentação executada pelo município abrangia apenas os extremos e a parte central da ligação até Bom Sucesso, com um trecho na saída do distrito, outro mais ou menos no meio e o trecho de acesso ao centro da cidade. O restante da estrada era de terra com o trânsito intercalando trechos pavimentados e não pavimentados. 

Trecho até Treze Tílias também concluído

O asfaltamento da estrada no trecho que vai do distrito de Bom Sucesso, em Iomerê, até o município de Treze Tílias também já foi concluído, restando apenas a conclusão da interseção de acesso a uma empresa, já em território de Treze Tílias. 
A obra conta ainda com a construção de três pontes, duas sobre o Rio dos Cochos que já foram concluídas e liberadas para tráfego. A terceira e maior ponte, localizada sobre o Rio São Bento, está em fase de conclusão, mantendo o trecho ainda interditado. 
A pavimentação da estrada Iomerê/Treze Tílias, além de diminuir distâncias e servir de corredor agrícola, atenderá também ao turismo, já que Iomerê está localizado no meio de dois destinos turísticos importantes na região, Fraiburgo e Treze Tílias.