Projeto acuidade visual
Segundo a Organização Mundial de Saúde, cerca de 20% dos alunos do Ensino Fundamental apresentam algum tipo de problema visual. Entre os principais estão a miopia, a hipermetropia e o astigmatismo.
Quando não são corrigidas, essas alterações afetam o estado emocional e psicológico, o comportamento e, é claro, seu desempenho escolar. Não é para menos, dos cinco sentidos, a visão é responsável por 85% de toda a interação que fazemos com o meio ambiente.
Esses problemas podem não ser reconhecidos em tempo, caso não haja um programa de educação em saúde ocular que permita, mediante a observação do desempenho visual e/ou da aplicação de testes simples, a detecção ou suspeita das dificuldades do aluno.
Pensando nisso o Centro Educacional Municipal de Iomerê, através do setor de orientação educacional, vêm desenvolvendo o projeto de Acuidade Visual na escola com todos os alunos do 1º ao 9º ano do Ensino Fundamental. E a parceria com o Lions Clube de Iomerê foi a forma escolhida para auxiliar os alunos, que mais precisam, a ter acesso à consulta oftalmológica e a aquisição dos óculos, favorecendo, com isso, a melhoria imediata da qualidade de vida e da aprendizagem escolar em geral desses alunos.
Nesse ano de 2021, 08 alunos tiveram acesso ao oftalmologista, através do Lions Clube de Iomerê, sendo que desses 07 foram diagnosticados com problemas visuais e receberam gratuitamente os óculos.
CEMI e Lions Clube de Iomerê, uma parceria que dá certo.