PSE: Alunos e profissionais da educação da rede municipal são atendidos com diagnóstico nutricional

Teve início no mês de maio, mais uma atividade do PSE (Programa de Saúde na Escola), com a avaliação do estado nutricional dos alunos da rede municipal de ensino de Iomerê.

O PSE busca a realização de uma parceria entre os profissionais da saúde e educação, objetivando um cuidado integral, prevenindo e identificando precocemente, possíveis agravos da saúde dos educandos.

O programa é desenvolvido em parceria entre Secretaria de Saúde e Secretaria de Educação, Cultura, Esporte e Turismo. A Nutricionista Sarajane com o apoio de diversos servidores, realizaram a Avaliação Antropométrica dos Alunos (peso, altura e índice de massa corporal) e o questionário de frequência alimentar. Através destes dados foi realizado o diagnostico nutricional de alunos e professores.

Os alunos receberam orientações nutricionais de acordo com o IMC (Índice de Massa Corporal) obtido. Os que apresentaram riscos nutricionais, serão encaminhados para atendimento individual com a Nutricionista na unidade de saúde do município.

A intervenção nutricional adequada tem como objetivo prevenir doenças e promover uma vida mais saudável, levando ao bem-estar do indivíduo. Doenças como a desnutrição e obesidade, especialmente na infância, podem trazer sérios danos à saúde. Crianças obesas podem fazer parte dos grupos de riscos, com maiores probabilidades de virem a sofrer na idade adulta de doenças como: a hipertensão, diabetes, hipercolesterolemia entre outras.

Neste ano o programa foi também estendido aos profissionais de educação, para que quem quisesse tivesse a oportunidade de obter essas informações e caso necessário, buscarem alternativas. Ofertar esses mecanismos aos servidores é também um meio de valorizar as pessoas que tão bem cuidam de nossas crianças.