Esporte promove união e integração política dos Municípios da AMARP

A cidade de Iomerê sediou no domingo, 17/10, o I Torneio de Futebol Suíço dos Prefeitos, Vice-Prefeitos, Vereadores e Secretários Municipais da Associação dos Municípios do Alto Vale do Rio do Peixe – AMARP. O evento aconteceu na sede esportiva e social do Esporte Clube Corinthians – Bom Sucesso- Iomerê, com a presença de equipes dos municípios de Arroio Trinta, Calmon, Fraiburgo, Ibiam, Iomerê, Lebon Régis, Macieira, Matos Costa, Pinheiro Preto, Rio das Antas, Salto Veloso e Videira. Dos 14 Municípios que congregam a AMARP, apenas os municípios de Timbó Grande e Caçador não disputaram a competição, que marcou os 42 anos da Associação.

A festa deve ter início às 06 horas da manhã com café dos atletas dirigentes esportivos e dos organizadores, seguida de mateada, café colonial, Culto Ecumênico, apresentação das delegações e autoridades e abertura da competição. Entre uma partida e outra, as delegações tiveram oportunidades de se integrar e trocar informações, tanto no campo político como administrativo, para maior integração e união das forças políticas e da população inserida no Alto Vale do Rio do Peixe.

No final do dia, após inúmeras disputas, no belíssimo campo de futebol suíço, o título de Campeão foi para o Município de Calmon, que derrotou o time da cidade de Ibiam- Vice-Campeã pelo placar de um a zero, em um jogo equilibrado e com chances de gols de ambas as equipes. Já o título de Campeão dos Perdedores ficou com o Município de Iomerê ao vencer o time de Videira por uma goleada de quatro a zero.

A entrega da premiação aconteceu em clima de muita alegria e descontração, numa demonstração de que o esporte é capaz de unir as pessoas e aproximar ainda mais os gestores municipais, fortalecendo assim a forte micro região da AMARP, independentemente de ter sido o melhor ou mais fraco dentro de campo.

Todos os Municípios receberam troféu de participação, e os três melhores dos ganhadores e perdedores receberam premiação extra, para os perdedores lindos troféus e para os ganhadores, além dos troféus e medalhas foram premiados com outros prêmios (animais), entregue pelo prefeito de Iomerê Antoninho Baldissera- atual presidente da Amarp, acompanhado da equipe da Administração Municipal de Iomerê e do secretário executivo da AMARP – Clóvis Biscaro. O ato contou ainda com a presença do diretor da Rádio Videira – Dionísio Zago, pois a Rádio Videira AM, além de fazer a cobertura geral do evento, foi parceira na organização e patrocinadora dos troféus. A Rádio Tropical FM de Treze Tílias tambem esteve presente e fez a cobertura da festa.

Para o presidente da Amarp – Antoninho Baldissera, o grande vencedor do Primeiro Torneio da Amarp foi a união e integração da região. Destacou a organização e elogiou os Municípios que fizeram do Esporte um instrumento de alegria e de confraternização.

Luis Carlos Zanon- Coordenador de Esportes da cidade de Iomerê e o principal articulador do Torneio enalteceu a presença do público e agradeceu as equipes pelo espírito esportivo demonstrado e, especialmente por fazerem do evento esportivo uma oportunidade das classes políticas se unirem para o desenvolvimento regional em benefício das pessoas.