Sistema de videomonitoramento começa a funcionar em Iomerê
A segurança dos iomerenses acaba de receber um importante avanço. Entrou em funcionamento no fim de semana, a central de videomonitoramento na cidade. A iniciativa acontece por meio de uma parceria entre a Prefeitura de Iomerê e o Projeto Bem-Te-Vi da Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP) e da Polícia Militar (PM).
Ao todo, seis câmeras estão posicionadas em locais estratégicos de Iomerê. Três nas entradas e saídas do município e outras três próximas aos bancos e escola. A tecnologia dos equipamentos é de última geração, com câmeras com resolução Full HD, zoom ótico de 20x e gravação em tempo real em um servidor instalado no quartel da Policia Militar de Iomerê, que conta com 30TB de armazenamento. Além das imagens serem recebidas na Central de Monitoramento da PM, também são entregues em uma estação de monitoramento na Policia Civil. O sistema também é integrado com a Central Regional de Emergência (CRE) da região, em Videira, que vai auxiliar no monitoramento.
O investimento do município no sistema de videomonitoramento é de cerca de R$100 mil. Além da segurança, as câmeras também poderão ser utilizadas para o controle do trânsito e fiscalização de veículos, contribuindo para melhorar a mobilidade urbana da cidade. Os números analisados em cidades onde o sistema já opera indicam que a Central não serve apenas para monitorar e sim otimizar o tempo e o trajeto das viaturas durante as ocorrências.