Rota da Amizade

 
 

Vista aérea

            “Iomerê deverá fazer parte da Rota da Amizade a partir do próximo ano, e o roteiro estará aberto aos demais municípios da região”. A afirmação partiu da presidente da Rota da Amizade Convention & Visitors Bureau (RAC&VB), Mariazinha Rossdeutscher, que participou juntamente com os integrantes dos comitês gestor e operacional de uma reunião no município de Iomerê.

            A reunião que foi uma iniciativa do próprio município teve por objetivo a apresentação dos atrativos da cidade, bem como a divulgação da Rota da Amizade para os empresários locais. Após serem recepcionados por representantes da administração municipal, os integrantes da Rota da Amizade fizeram um tour pela cidade. 

            No auditório da Prefeitura foram recepcionados pelos alunos do Centro Educacional Municipal de Iomerê, empresários da cidade e representantes da comunidade. Após as apresentações históricas e culturais, Mariazinha e as gerentes do APL Turismo Rota da Amizade Léia Macedo e Neusa Oliveira falaram sobre o projeto. 

            Reiteraram a importância do roteiro turístico para a região e o quanto Iomerê poderá agregar á Rota da Amizade. Na oportunidade o empresário Bruno Pisani informou que o projeto do trem de turismo está em estágio bem adiantado para sua concretização, o que vai incrementar ainda mais o turismo na região do Vale do Contestado. 

TURISMO RELIGIOSO 

            Dando continuidade ao tour o grupo conheceu o Juvenato Santa Marcelina, a Gruta Nossa Senhora de Lourdes toda construída em pedra, a Igreja São Luiz Gonzaga construída por pedreiros italianos e que é uma réplica fiel da Igreja de Lamón, na região do Vêneto da Itália, a construção do Seminário São Camilo, o Monumento São Cristóvão, a Casa de Artesanatos Frutos da Terra e a Praça Prefeito Waldemar Kleinübing onde está localizado o monumento em homenagem ao colono.  

            Já em Bom Sucesso o grupo conheceu o Parque Santa Paulina, projetado e idealizado pelos alunos, professores e toda a comunidade, a Capela São Paulo e o Museu do Resgate Histórico que possui 750 peças, sendo o maior do Alto Vale do Rio do Peixe. No museu encontram-se vários objetos que retratam o início da história da comunidade. Durante a visita ao museu as crianças apresentaram uma maquete da Rota da Amizade sobre a qual havia um letreiro que mencionava todos os municípios parceiros e ao mesmo tempo indagava de forma sutil o porquê de Iomerê não fazer parte do roteiro.  

IMPORTÂNCIA DA ROTA 

            Ao final do encontro a presidente da RAC&VB declarou que, após a avaliação da diretoria da Rota, o município de Iomerê pode ser oficialmente incluído no roteiro turístico. A integração com a Rota da Amizade é um sonho há muito tempo acalentado pelo município de Iomerê. “Este importante fato, ao se concretizar vai proporcionar a nossa cidade atingir o seu grande objetivo, que é explorar o turismo de uma forma consciente e responsável, preservando sempre a qualidade de vida dos moradores e de seus visitantes”, explica o prefeito Laércio Lázzari. 

            O projeto APL-Turismo Rota da Amizade é uma parceria entre o Sebrae, Santur, Unoesc, Senac, SDRs de Joaçaba, Videira e Concórdia, das Prefeituras e empresas dos municípios de Fraiburgo, Tangará, Treze Tílias, Joaçaba e Piratuba, ABIH/SC e de empresas de Videira e Pinheiro Preto.