Conhaque Artesanal

 

Olice Santini

            Depois de seis anos de envelhecimento, o primeiro barril de conhaque (brandy) produzido na região Meio-oeste catarinense será aberto para degustação. A data que vai marcar o evento é o próximo sábado, dia 16, quando estará sendo realizada uma programação especial de divulgação promovida pela Rota da Amizade Convention & Visitors Bureal e Associação Brasileira dos Amigos do Quatrilho.  

            O conhaque é obra da alquimia do aposentado Olice Santini, 81 anos, que acredita ser um dos poucos fabricantes de conhaque de vinho em Santa Catarina. Ele não tem notícia de outro que faz o destilado à maneira européia, quando é necessário esperar seis anos para consumir o produto final, que fica envelhecendo em barris de carvalho para pegar gosto e coloração.  

            Tradicionalmente, o conhaque vendido no Brasil é feito a partir de destilados de cana-de-açúcar e usa corantes na sua formulação. Santini, entretanto, fez a bebida a partir de preceitos estabelecidos na região de Cognac, na França, de onde ela é originária. Para concebê-la, ele destila o vinho duas vezes, num exercício de paciência que, ao mesmo tempo lhe oferece uma bebida diferenciada e lhe rende mais objetivos de vida.  

            “Foi um motivo a mais para continuar vivendo, porque tive que esperar seis anos para provar a bebida que fabriquei. E este dia está chegando”, explica. Para fabricar 200 litros da bebida, ele usou 1.300 litros de vinho tinto, que é aquecido e tem seu vapor expurgado por uma serpentina, em alambique tradicional. Condensado, o vapor se transforma no líquido que é levado para as pipas.

              “O que me motivou a fabricar o conhaque foi saber que teremos uma bebida diferenciada, de extrema qualidade e feita como manda a receita dos conhaques mais famosos do mundo”, avalia. A intenção não é comercializar o produto e sim distribuí-lo entre amigos e incentivadores que reuniu, ao longo dos anos.

              Os barris de carvalho europeu se encarregaram de dar coloração ao destilado, que saiu do alambique branco como cachaça. Neste estágio, a bebida não presta para ser consumida, porque precisa maturar por longos seis anos, no mínimo. “O conhaque normal , que a gente encontra por aí é fabricado em 15 dias, por isso não pode nem ser comparado com este que fabricamos. Um bom conhaque tem seu valor atrelado ao seu tempo de vida”.             

            Este será o primeiro barril da produção de Santini a ser aberto. Como ele iniciou a produção de um barril por ano, pelos próximos cinco anos ele poderá fazer novas aberturas e experimentar as variações da bebida. “Experimentamos com algumas variedades diferentes de uva e o resultado é esperado com grande expectativa”, finaliza.  

EVENTO REGISTRADO  

            A Rota da Amizade viabilizou a participação de Iomerê no programa Pesca e Prosa – transmitido para todo o Brasil pela TV Século 21. No dia 16 de agosto a equipe do programa estará em Iomerê gravando a abertura do primeiro barril de conhaque produzido na região e mostrará o evento para todo Estado. A abertura, que terá inicio às 11 horas, contará também com a apresentação da gastronomia local, com destaque para o prato "Porco à Pizza" e o "Cabrito no Tonel" (receita do Município de Monte Carlo). 

 PROGRAMAÇÃO

 – Data: 16 de agosto

– Local: Casa da família Santini

– 11 horas: Abertura do Barril de Conhaque Artesanal.

– 13 horas: Almoço por adesão, com degustação do conhaque (confirmação de presença através do telefone (49) 3539-1111, com Janaina).