Adiada Festa Julina de Iomerê

Iomerê- 28 de abril de 2009- A Administração Municipal de Iomerê adiou a realização da Festa Julina deste ano. A decisão tomada na semana passada pela equipe administrativa do prefeito Antoninho Baldissera, teve como base, o alto custo, momento de crise econômica mundial e a necessidade de investimentos urgentes para recuperar os estragos deixados pelas chuvas do mês de fevereiro, no distrito de Bom Sucesso, e ainda aplicar recursos na Saúde, Educação, Obras e Agricultura.

De acordo com o prefeito Baldissera, no ano passado a Prefeitura gastou cerca de R$ 171 mil, na realização da Festa. Para este ano, orçamentos apontaram necessidade de R$ 190 mil para a realização do evento. Valor alto que não trará nenhum benefício direto à população, tendo em vista que mais da metade das pessoas que freqüentam vem de outras cidades da região. Para a Prefeitura a festa representa apenas gastos.

Baldissera explica que não é contra a festa, apenas está sendo prudente e priorizando alguns investimentos necessários para o Município, como exemplo, perfuração de um poço artesiano de grande profundidade, para abastecer a cidade de Iomerê com água do lençol Guarani.

O Prefeito diz que o bom senso nas atuais circunstâncias econômicas, recomenda aplicar o dinheiro público em obras e serviços que possibilitem melhorar a saúde, educação, agricultura e na infra-estrutura do Município.

Para o Prefeito, não é justo promover festa com dinheiro público quando o Município precisa reformar máquinas, trocar o veículo para transporte de pessoas doentes, construir escola para ensino infantil, recuperar estradas e pontes e ainda três famílias de Bom Sucesso atingidas pelas chuvas estão sem casas para morar. Baldissera lembra ainda, que com a crise econômica mundial, o Município de Iomerê sofre com queda na arrecadação, somente nos três primeiros meses do ano, as receitas diminuíram aproximadamente R$ 90 mil, decorrente da queda dos repasses do FPM e do ICMS.

Segundo o Prefeito, neste ano, a Prefeitura apenas irá realizar festa comemorativa do aniversário do Município e para o ano que vem será realizado a Festa Julina, e poderá ser feita em um local mais amplo e melhor estruturada.