PREVENÇÃO DA DENGUE EM IOMERÊ

A Secretaria Municipal da Saúde, através do Programa de controle da DENGUE intensificou os trabalhos este ano, levando informações a todos os alunos de 1ª à 4ª série do município. A Técnica responsável pelo programa – Elizete Balbinot, trabalhou na escola durante os dias 10, 11 e 12 de novembro, levando informações através das cartilhas específicas da dengue, adquiridas pela Secretaria da Saúde. Os alunos desenvolveram trabalhos sobre a referida cartilha. Organizaram um cenário a fim e visualizarem na prática as ações corretas e as incorretas no controle da dengue, como: não deixar água parada em local aberto, manter sempre os utensílios usados pelos animais limpos e escovados, os vasos de plantas devem sempre estar com areia, não deixar lixo acumulado.

Os alunos ainda receberam informações de como é feito o controle do mosquito Aedes Aegypti em nosso município, através das armadilhas instaladas em locais próprios, bem como as visitas semanais que são realizadas às mesmas.

Embora não temos casos registrados da dengue no município, é importante a necessidade da continuação das ações de enfrentamento da doença. Os resultados mostram que estamos no caminho certo. O combate não pode parar. A dengue é um problema de saúde pública relevante e toda população deve estar mobilizada por meio de medidas de prevenção e controle da doença.