Parto de bezerras trigêmeas é registrado em Iomerê

Um caso raro aconteceu em Iomerê, na madrugada deste último domingo dia 15/08/2021. Foi o nascimento de trigêmeas em parto normal de uma vaca de corte na propriedade da família de Geraldo, Jair e Mauro Chiapinottto.

Segundo o relato do produtor Jair Chiapinotto quando pela manhã foi ver os animais na pastagem se deparou com as três bezerras próximo da vaca. As bezerras nasceram do resultado de uma inseminação artificial em tempo fixo (IATF) de touro da raça hereford e de uma vaca de corte mestiça.

Jair relatou que já houve nascimento de gêmeos na propriedade no ano passado. Mas de trigêmeos foi a primeira vez. Dados científicos revelam que este fenômeno acontece a cada cem mil gestações de bovinos. Um dos pontos favoráveis deste parto foi o nascimento de três fêmeas. Como não houve nascimento de nenhum macho, as três bezerras serão férteis, podendo ser aproveitadas na propriedade para a reprodução. A gestação de trigêmeas é um fato raro por si só, e o nascimento de três fêmeas também pode ser considerado atípico.