Iomerê implanta Programa de Melhoramento Genético em Bovinos

20/05/2010- A Prefeitura de Iomerê está implantando o Programa de Melhoramento Genético (PROMEGE) na bovinocultura, visando o desenvolvimento e melhoramento da atividade, especialmente leiteira.

A proposta já foi aprovada no Poder Legislativo e sancionado pelo Executivo, deverá ser desenvolvido através de incentivos a serem dados pela Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente ao produtor com plantel de gado, de sêmen de touros de raça de qualidade reconhecida, tanto de origem nacional como importado, que atenda as necessidades médias de melhoramento genético dos animais, para serem utilizados por meio de inseminação artificial.

De acordo com o Secretário de Agricultura Juarez Borga, poderão fazer parte do Programa todo produtor rural que possuir parte da renda mensal proveniente da área rural, devidamente comprovada com nota de produtor rural. “Agora estamos realizando o cadastramento dos produtores rurais interessados para podermos fazer um diagnóstico da demanda e sabermos de que forma vamos colocar em prática a distribuição dos sêmen, para que possamos atender todos os interessados”, explicou Juarez.

O valor e a quantidade de doses de sêmen a ser subsidiado pela Prefeitura deverão ser definidos pelo Executivo Municipal através de um Decreto da Administração Municipal, com base nos números do cadastro de produtores rurais interessados.

A bovinocultura de leite em Iomerê dobrou em quantidade e qualidade nos últimos anos e a meta do Município é ampliar a oferta de subsídios e suportes, com objetivo de apoiar cada vez mais os produtores, pois a atividade já é a segunda fonte de renda dos produtores rurais e do Movimento Econômico Agropecuário, ficando atrás apenas da suinocultura.