Centro de Convivência e Academia de Ginástica para Terceira Idade

Com objetivo de possibilitar à terceira idade espaços de convivência, favorecendo a melhoria da qualidade de vida, a valorização da autoestima, o fortalecimento de vínculos familiares e comunitários e a prevenção do isolamento social, como prevê os serviços de proteção básica, da Política Nacional de Assistência Social (PNAS), o município de Iomerê inaugurou na quinta-feira 24, a nova Casa do Idoso e a Academia de Ginástica ao ar livre.

O Centro de Convivência (Casa do Idoso), localizado na Avenida Pedro Penso (antiga sede do SAMU), no centro da cidade, é dotado de amplo espaço físico, com equipamentos de ginástica e local para realização de diversas atividades esportivas, recreativas, culturais e de lazer que proporcionam o envelhecimento saudável e a defesa de direitos dos iomerenses que chegaram a Terceira Idade.

A academia de ginástica ao ar livre, instalada em anexo a Praça Central é uma indicação do Vereador Jacir Devalieiri (DEM), que sugeriu ao Executivo Municipal o investimento, e reconhece os valores da atividade física para a saúde das pessoas. O  espaço possui equipamentos de ginástica destinados a alongar, fortalecer e desenvolver a musculatura, além de trabalhar a capacidade aeróbica.

O ato de inauguração dos dois empreendimentos (Centro de Convivência e Academia) teve a presença do prefeito Antoninho Baldissera, Secretários Municipais e dezenas de integrantes dos grupos da Terceira Idade.

De acordo com o Prefeito, os investimentos feitos pelo Executivo Municipal favorecem a democratização e utilização dos espaços públicos e contribuem na busca da qualidade de vida das pessoas. Baldissera lembrou que os equipamentos ao ar livre oferecem os que não têm condições financeiras ou que não gostam de frequentar as academias comuns, a possibilidade de se exercitar, sem pagar nada por isso. Embora os aparelhos tenham como foco usuários da terceira idade, eles podem ser usados por pessoas de todas as faixas etárias.

Para participar das atividades do Centro de Convivência, a pessoa idosa deve procurar a Administração Municipal, através das Secretarias de Saúde e Ação Social e de Educação, e preencher a ficha de cadastro. Já a academia de ginástica é ao ar livre e disponível a toda população iomerense.

Ceron-  25/02/2011