Exposição da Memória e da História fará uma volta ao passado de Iomerê

Uma ação conjunta da secretaria de Educação, Cultura e Esportes e Escolas do município possibilitará aos iomerenses e toda população que visitar a cidade, dar uma volta ao passado e conhecer um pouco da memória e da história do município, através de uma exposição que está sendo produzida pela Administração Municipal, e será aberta ao público nos dias 08, 09, 10 e 20 de julho, no ginásio de Esportes da Escola de Educação Básica Frei Evaristo.

A exposição – uma volta ao passado valorizará as raízes de famílias tipicamente italianas e alemãs que no interior do município construíram suas casas, cultivaram diversos tipos de alimentos, e contribuíram com a história de Iomerê.  “É esse contexto que será representado na exposição. Serão resgatadas fotos, documentos, peças, utensílios e equipamentos antigos que fizeram parte da história e que serviam para a manutenção e sustentabilidade da vida dos primeiros colonizadores”, explica Inês Kumiechick Mariani – secretária municipal de Educação.

O evento faz parte da programação festiva em comemoração aos 15 anos de fundação de Iomerê, e reunirá vasto material fotográfico e peças do acervo histórico municipal. Com isso, o poder público visa resgatar a memória da cidade, reconstituindo os principais momentos da fundação e colonização.

O prefeito Antoninho Baldissera é um entusiasta e crente nos valores culturais. Para o Executivo Municipal, mostrar à geração de hoje fatos da história do município, atraindo a visita de todos que através dessa exposição poderão conhecer os fatos e fotos da cidade onde nasceram e vivem é uma forma de oportunizar as pessoas para que olhem e se identifiquem com os locais, as construções e revivam um pouco da história de Iomerê.

A exposição será  organizada no ginásio da Escola de Educação Básica Frei Evaristo, seguindo roteiro com registros da história de Iomerê, abordando as famílias, o trabalho, a produção, transporte, religiosidade, comunicação, banda Santa Cecília, vestimentas, festa junina, parreiral, canto para fotos, processo de emancipação e todas as potencialidades do Município.

A exposição será  feita na quarta- feira à noite dia 08 de julho para a comunidade e também nos dias da Festa do Município 09 e 10 e no dia 20 de julho de 2010, dia em que será comemorado o aniversario de emancipação político-administrativo do município de Iomerê.