Suspeita de casos de sarampo no Rio Grande do Sul leva Municípios catarinenses a atualizarem carteira de vacinação da população

 

21/09/2010- Após suspeita de dois casos de sarampo registrados no Estado do Rio Grande do Sul, Municípios de Santa Catarina mobilizam equipes para que a população atualize a carteira de vacinação de crianças, adolescentes e adultos.

 

Em Iomerê, segundo a Secretária de Saúde e Ação Social – Solange de Bortolli Beal, a equipe da Secretaria está trabalhando de forma preventiva junto as Escolas e o pedido é para que os pais levem as carteirinhas de vacinação para as Escolas ou até mesmo na Unidade Central de Saúde, para averiguação e se necessário regularização das vacinas.

 

A orientação do Ministério da Saúde é que as pessoas que apresentarem sintomas compatíveis como febre moderada ou alta, acompanhada de tosse produtiva, coriza, conjuntivite, fotofobia (intolerância à luz), cansaço e falta de apetite procurem atendimento no posto de saúde mais próximo.

 

No Estado de Santa Catarina nenhum caso foi registrado da doença. O sarampo é uma doença infecciosa aguda, de natureza viral, transmitida de pessoa para pessoa por meio das secreções expelidas pelo doente ao tossir, espirrar, falar ou mesmo respirar.

 

O período de incubação do vírus pode variar de sete a 18 dias. O período de transmissão varia de quatro a seis dias antes do aparecimento de manchas avermelhadas na pele até quatro dias depois.