Dia de campo para conhecer sistema de irrigação na produção de leite a pasto

06/10/2010- Agricultores, técnicos e gestores públicos dos Municípios de Iomerê, Arroio Trinta, Pinheiro Preto e Salto Veloso, participaram na quarta-feira, 29/09, de um dia de campo, no Município de São Lourenço, região Oeste de Santa Catarina.

O objetivo foi visitar propriedades modelos, que adotam sistema inovador na produção de leite, especialmente com uso de irrigação do pasto para alimentar o rebanho.

Subsidiado pelas Prefeituras, através das Secretarias Municipais de Agricultura, a viagem possibilitou aos produtores rurais o conhecimento de novas tecnologias e métodos que estão possibilitando os agricultores do Oeste do Estado dobrar o número de animais por hectare e aumentar a produção de leite com qualidade.

Segundo o Secretário de Agricultura de Iomerê, Juarez Borga, as propriedades visitadas em São Lourenço mantêm sistema de parceria com técnicos do programa “Balde Cheio”, referência na produção de leite, e serviu para que os agricultores tivessem acesso as informações e conhecimentos possíveis de ser adotados na região para ampliar o rebanho de gado leiteiro e consequentemente a produção de leite, na pequena propriedade, através da irrigação.

De acordo com Juarez, a lição trazida para casa foi de que a produção de leite a pasto necessita de profissionalismo e dedicação na propriedade. Diz que a atividade é lucrativa, mas precisa de planejamento e organização, tanto no manejo das vacas, como na produção de pastagens com alternativas eficientes o ano todo. Para isto, acredita que o sistema de irrigação é necessário para que o agricultor possa oferecer pasto em abundância e de qualidade às vacas, todos os dias do ano.