Vigilância Epidemiológica de Iomerê alerta sobre cuidados com Varicela

 

06/10/2010- O Município de Iomerê está registrando inúmeros casos de  catapora, cujo nome científico é varicela, uma doença causada pelo vírus Varicela Zoster, transmitida principalmente pela respiração (também tosse ou espirros) da pessoa doente.

 

É uma doença de alto potencial de transmissão, sendo muito grande o risco de uma pessoa adquiri-la em contato com o doente. Por isto, os Pais estão sendo alertados pelas Secretarias de Saúde e Educação para que ao constatarem os sintomas nos filhos que não mandem para a Escola, mas sim que adotem alguns procedimentos recomendados, ou então levem à Unidade de Saúde do Município para maiores informações sobre como agir.

 

Dirce Modena, responsável pela Vigilância Epidemiológica explica que as crianças durante a época do inverno e no início da primavera é comum haver aumento no número de casos de catapora, principalmente em crianças pequenas e nos ambientes de creches (pessoas sensíveis agrupadas em um só ambiente).

 Como prevenção deve-se conservar os ambientes ventilados (portas e janelas abertas), levando-se rapidamente os doentes para atendimento médico, seguindo corretamente a orientação médica, respeitando o afastamento das atividades escolares ou de trabalho dos doentes e nunca fazendo medicação por conta própria.