Iomerenses recebem Certificado de Dispensa de Incorporação do Serviço Militar

Dezenove jovens da classe de 1992 e anteriores, dispensados da prestação do Serviço Militar Inicial, receberam no dia 14 de outubro de 2010, o Certificado de Dispensa de Incorporação. A cerimônia foi realizada no auditório da Câmara de Vereadores, onde os Jovens  prestaram juramento de Compromisso à Bandeira Nacional.

A solenidade contou com a presença do 1º Tenente -Mauro Leandro da Silva, Delegado de Serviço Militar da 14ª Delegacia de Serviço Militar / 16ª CSM de Curitibanos e de autoridades do município, como o Vice-Prefeito Mirio Ebeling, Josias Antonio Sartor, Presidente da Câmara de Vereadores, Juarez Nicolau Borga, Secretário de Agricultura e Meio Ambiente, Luiz Carlos Dalmolin, Responsável pela Polícia Civil no Município e ainda Claúdio Galvan, Comandante do Destacamento de Policia Militar.

O Certificado de dispensa de incorporação (CDI) é um documento que comprova que um determinado cidadão brasileiro se alistou em alguma Força Armada, porém, foi dispensado de incorporação tendo em vista suas situações peculiares ou por excederem as possibilidades de incorporação existentes.

O documento de alistamento militar é fundamental e obrigatório no Brasil para todos os cidadãos do sexo masculino. No momento em que é formulado o pedido de passaporte, por exemplo, a Polícia Federal solicita informações sobre a documentação militar (atestado de desobrigação militar, atestado de situação militar, carta patente, carta ou carteira de identidade militar, certidão de situação militar, certificado de alistamento militar, certificado de dispensa de incorporação, certificado de isenção, certificado de reservista e provisão de reforma e outros).