Alegria e emoção no VI encontro de Corais de Iomerê

29/11/2010

Com o objetivo de proporcionar à população momentos de cultura e lazer, divulgando o canto coral, além de promover a amizade e o intercâmbio entre os coralistas da região,  a Administração Municipal, através da Secretaria de Educação, Cultura e Esportes em parceria com o Coral Municipal promoveu no dia 27 de novembro de 2010, o VI Encontro de Corais do Município de Iomerê.

O evento aconteceu na Igreja da Paróquia São Luiz Gonzaga, com a participação de 12 corais do Meio Oeste catarinense (Coral Municipal de Iomerê, Coral Arroiotrintense de Arroio Trinta, Coral Hobbyssinger de Treze Tílias, Coral Vozes de Tangará, Coral Tiroler Echo de Treze Tílias, Coral Acrovi de Videira, Coral L’Amici Della Cantoria de Treze Tílias, Coral Municipal Vozes de Videira, Associação Coral Caçadorense, Grupo de Cantos Cantemo L’América de Videira e Coral Municipal de Salto Veloso).

Regido pelo Maestro Luis Cividini, o Coral Municipal de Iomerê, criado em 1997 e com a participação de 25 pessoas da comunidade iomerense, abriu o encontro  interpretando três músicas – Palmeira, Quando espunta La matina e Bendita Paz. Ao longo dos 13 anos de existência, o Coral já realizou uma série de apresentações no município e em diversas cidades da região. A maior conquista do Coral foi o lançamento do seu primeiro DVD, no dia  20 de julho de 2010,  durante as comemorações dos 15 anos da Cidade.

Durante cerca de 02h30min minutos o público se emocionou e vibrou com a qualidade musical e talento dos coralistas de todos os corais, que deram um show de rara beleza e alegria transmitida pelos sons do canto coral. Para o maestro Cividini, foi um presente de Natal antecipado aos que prestigiaram o evento. Cividini enalteceu a organização e parabenizou os 12 Corais pelas belíssimas apresentações.

Ao homenagear e agradecer aos participantes, o Prefeito de Iomerê, Antoninho Baldissera disse estar maravilhado e feliz com a oportunidade de assistir as apresentações, consideradas por ele, um momento de paz e de harmonia das pessoas, trazidos pela música dos Corais.

Baldissera lançou um desafio aos Corais e aos Municípios que fizeram parte do encontro, para que em 2011, efetivarem a gravação de um DVD com as músicas cantadas pelos Corais. “Como fizemos neste ano com nosso Coral, queremos no próximo ano lançar o DVD com a participação dos Corais da região. Será uma obra musical para eternizar os encontros e colocar na história o talento e a capacidade de nossos coralistas”, disse o Prefeito de Iomerê.

Após as apresentações dos Corais, o grupo de Dança da Prefeitura de Iomerê entregou uma cesta de Natal de lembrança aos 12 corais participantes do VI Encontro. Em seguida o público se juntou com os coralistas presentes para apresentação  do Canto “Noite Feliz”, nas escadarias da Igreja, abrindo a temporada natalina de Iomerê, com acendimento das Luzes de Natal. E para fechar o evento foi servido jantar no Salão Paroquial da Igreja Matriz.