Iomerê unida contra drogas e alcoolismo

Com o objetivo de fomentar e fortalecer as políticas municipais de prevenção e combate às drogas em Iomerê, o prefeito Antoninho Baldissera reuniu em seu gabinete, na terça-feira, 26, as principais lideranças do Executivo Municipal junto com as Polícias Civil e Militar e representantes de diversos órgãos públicos e privados, como Conselho Tutelar e Igreja.

Após debates e análises das propostas, o grupo chegou ao consenso de que é necessário investir na conscientização da população e unir a comunidade em torno de um projeto com ênfase em ações preventivas e na oferta de programas que possibilitem às famílias buscarem tratamento clinico para os que possuem problemas com drogas e alcoolismo.

Acatando sugestões do Major Júlio Cesar – comandante da Polícia Militar na região, o prefeito Baldissera determinou ao grupo os primeiros passos para criar o Conselho Municipal Antidrogas (Comad). “Pretende-se, com a iniciativa, assegurar a implementação de ações pautadas na Política Nacional sobre Drogas e na Política Nacional sobre o Álcool, de forma integrada com outros programas específicos que possamos instituir em nosso Município”, explicou o Prefeito.

Entre as principais atribuições do Conselho Municipal Antidrogas estão a elaboração, articulação, implantação, acompanhamento e fiscalização da Política Municipal sobre Drogas. O conselho deverá também atuar como coordenador das atividades desenvolvidas pelas instituições e entidades municipais, responsáveis pelo desenvolvimento das ações.

Para o Major da PM, cada município conta com uma realidade distinta que requer ações diferenciadas em relação à política sobre drogas. Neste sentido, os Conselhos Municipais sobre Drogas devem ser compostos por diferentes atores sociais para aproximar as ações, discussões e debates às reais necessidades e demandas locais. Iomerê tem pequenos problemas com drogas e alcoolismo, porem, a preocupação do Executivo Municipal é atuar preventivamente para impedir que o crime organizado conquiste mais espaço na Cidade.

De acordo com pesquisa realizada pela Secretaria Nacional Antidrogas (Senad), em parceria com o Centro Brasileiro de Informações Sobre Drogas, 22,8% da população brasileira já usou algum tipo de droga ilícita. Em relação às drogas lícitas, como álcool e tabaco, cerca de 74% ingeriu algum tipo de bebida alcoólica e 12,3% são dependentes. São números preocupantes e indicam a necessidade da elaboração e integração das políticas setoriais por meio da descentralização das ações e o estabelecimento de parcerias, para a redução dos riscos e danos do consumo abusivo de qualquer tipo de droga.

Segundo o Prefeito Baldissera, a meta é mobilizar a sociedade sobre a importância do trabalho de prevenção às drogas e estabelecer políticas de parcerias de trabalho entre o Governo do Estado, Prefeituras e instituições.

Além do Comad, Iomerê deverá instituir ainda Conselho Municipal de Segurança e somar esforços com outros programas já existentes, a exemplo do Programa Educacional de Resistência as Drogas e a Violência – PROERD ministrado nas escolas pela Polícia Militar.

Na prática a Administração Municipal quer despertar nas famílias a necessidade de todos unirem esforços para conscientizar as pessoas  dos problemas que as drogas e alcoolismo podem trazer para a comunidade.

Segundo o Prefeito o Município deve ainda instalar câmeras de monitoramento, com central de informações e imagens do fluxo de veículos e de pessoas em diversos pontos da cidade.