Agricultura de Iomerê adere ao programa “Balde Cheio”

Com o objetivo de melhorar a produção de leite no município e proporcionar aos produtores rurais meios de aumentar a produção e a qualidade do leite, a Prefeitura de Iomerê implantou o programa “Balde Cheio”, numa parceria com outros municípios da região e apoio técnico da Cooperideal (PR) através da EMBRAPA – Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, que é a detentora do projeto voltado para a bovinocultura leiteira, visando o gerenciamento técnico e financeiro de pequenas propriedades rurais.

Em Iomerê o programa foi lançado na propriedade de Luiz Carlos Corrente, localizada na Linha Corrente, onde está sendo gerenciado a linha de gestão dentro das normas exigidas pelo “Balde Cheio”, para que os demais produtores possam visitar e aprender as diretrizes e colocá-las em prática nas suas propriedades. Para isto, o Município também contratou o técnico agrícola Itacir Balbinotti, para acompanhar os produtores e contribuir com os ensinamentos, para que os agricultores possam reduzir os custos e aumentar a produção de leite das suas propriedades.

Para o Secretário de Agricultura de Iomerê, Juarez Borga, além de econômico o projeto é social, pois ajuda o agricultor na gestão de seus negócios e faz com que a agricultura familiar tenha maior ganho com a produção leiteira. “Nossa meta, além de aumentar os ganhos na agricultura com a produção de leite é recuperar a auto-estima de produtores, resgatar o produtor sofrido e desanimado para uma vida melhor, juntamente com sua família, mostrando-lhe que o que ele tem é suficiente para sobreviver com dignidade. Aumentar a produção e a renda é uma conseqüência do trabalho”, explica o Secretário.

De acordo com Borga, não existe propriedade ruim ou deficitária, o que falta em muitos casos é trabalhar dentro da técnica, com o controle do custo de produção e com o manejo correto do rebanho. Lembra que é necessário ter comprometimento e trabalhar de acordo com as exigências do “Balde Cheio”. “É o primeiro passo de qualquer pecuarista interessado em ganhar dinheiro com a produção de leite”, explica Juarez.

Nesta primeira fase do programa, um técnico da Cooperideal ancorado pela EMBRAPA visitará Iomerê para o acompanhamento de implantação e desenvolvimento do projeto no município, cabendo a ele a função de supervisionar o trabalho, através de visitas periódicas às propriedades inseridas no programa, sempre com apoio técnico da equipe da Secretaria Municipal de Agricultura.

O compromisso da Prefeitura é facilitar a vida do homem do campo e seus negócios. Segundo o Secretário, o programa “Balde Cheio”, está inserido em nove Estados brasileiros com sucesso, e a aposta de Iomerê é dar um salto ainda maior na produção leiteira local, hoje estimada em seis milhões de litros/ano, a segunda fonte de riquezas no Município, atrás apenas  da suinocultura.

Os produtores interessados que ainda não fazem parte do programa devem procurar a Secretaria de Agricultura, em anexo ao edifício da Prefeitura de Iomerê para fazerem o cadastro.