Pesquisa revela potencial econômico de Iomerê

O Prefeito Antoninho Baldissera divulgou nesta semana, pesquisa realizada pela Administração Municipal nos três primeiros meses de 2011, referente aos dados reais do agronegócio no Município, ano base 2009/2010. A coleta e processamento dos dados foram feitas por empresa especializada e abrangeu 100% das 318 propriedades agrícolas, inclusive com assinatura dos proprietários quanto à veracidade das informações dadas aos questionamentos.

A pesquisa encomendada pelo Executivo Municipal tem como objetivo dar ao Município um mapa geral do potencial sócio econômico do interior e mostrar ao Poder Público, as fontes de rendas, para que a Administração Municipal possa investir em políticas públicas direcionadas aos setores que merecem e precisam de incentivos para continuar crescendo com sustentabilidade.

Segundo o Prefeito Baldissera, os números revelam a real situação do campo e mostram a viabilidade da agricultura no Município, pois são dados confiáveis e transparentes sobre a produção e geração de emprego e renda nas 318 propriedades agrícolas que empregam mais 133, totalizando 451 famílias dedicadas ao setor agropecuário no Município.

Os números que vem do campo impressionam liderados pela suinocultura com 182 mil animais, numa proporção de quase 70 animais por habitantes. Com larga vantagem para a produção através do sistema de integração, sendo que das quatro maiores integradoras, três são iomerenses – Master com 31%, Comelli com 17%, Perdigão com 16% e Irmãos Mugnol com 12%.

O vice-campeão em renda para os agricultores é o leite, que avança e já conquistou 53% das propriedades ocupando uma área de 3.167 hectares de terra e atingiu uma produção de mais de 8 milhões de litros ano, uma média de 12,4 litros por vaca em lactação.

Na produção de grãos, o milho é o campeão, com mais de 260 mil sacas/ano, uma media de 130 sacas por hectares de área cultivada. Mais de 60% dos agricultores possuem máquinas agrícolas, como tratores e implementos, somados aos fornecidos pelo Poder Público Municipal possibilitam o avanço da mecanização na produção agrícola.

Outro ponto altamente positivo mostrado pela pesquisa é que mesmo com o crescimento e evolução do movimento econômico agropecuário, 75% das propriedades rurais possuem áreas de preservação averbadas, numa demonstração da preocupação dos agricultores com a natureza e preservação dos recursos naturais.

Para o Prefeito, a pesquisa é mais um passo em que o Executivo Municipal está dando no sentido de buscar dar apoio e incentivar a geração de emprego e renda no campo, com o intuito de motivar a permanência das famílias nas propriedades agrícolas e viverem com qualidade de vida.

Todos os dados da pesquisa estarão disponíveis no site da Prefeitura de Iomerê, no endereço eletrônico WWW.iomere.sc.gov.br.