Iomerê comemora resultados do programa Balde Cheio

10/08/2011 – Lançado em maio deste ano, o Programa Balde Cheio está sendo desenvolvido em propriedades escolhidas para servirem de modelo. Estes locais são acompanhados por profissionais do Município e Engenheiro Agrônomo da empresa Cooperideal, parceira de Iomerê na implantação e acompanhamento do programa visando o gerenciamento técnico e financeiro das propriedades rurais.

Após quatro meses do início do programa, produtores rurais e a equipe técnica da Secretaria de Agricultura de Iomerê estão tendo a oportunidade de verificar as ações que foram implementadas, bem como seus resultados, tendo em vista que o programa busca a geração de lucros com a produção leiteira.

Na propriedade de Luiz Carlos Corrent, uma das propriedades incluídas no Balde Cheio, considerada modelo, o clima é de satisfação e felicidade pelos resultados conseguidos no final de cada mês. Ele e a esposa Odete, viram a produção aumentar em 100%, com o mesmo número de vacas e área de terra cultiva com pastagens.

Corrent é proprietário de uma área de aproximadamente nove hectares de terra, 4,5 são utilizados para a pecuária leiteira, onde mantêm um rebanho de 23 animais, sendo 10 vacas das quais oito em lactação. Antes da implantação do programa, a produção leiteira se aproximava dos dois mil litros/mês, cerca de 65 litros/dia, uma média de 10 litros por vaca. Hoje, quatro meses depois, com o mesmo número de animais, Corrent já atingiu produção de cinco mil litros/mês, 170 litros dia e uma média de 20 litros por vaca.

Entre as mudanças implantadas estão o sistema de piquetes e plantio de grama da espécie Tifton. Com isso, a produção diária de leite dobrou. O proprietário explica que o objetivo agora é aumentar a quantidade de animais. Porém, para isso, ele terá que seguir o planejamento do agrônomo e colocar em prática algumas ações que contribuirão ainda mais para o aumento e a qualidade do leite. “Estou feliz com os resultados e motivado a continuar trabalhando para aumentar ainda mais a produção, pois está claro que, se seguirmos as recomendações e instruções dos técnicos, é possível ganhar um bom dinheiro e viver bem melhor na agricultura produzindo leite”, afirma Corrent.

Para o Secretário Municipal de Agricultura, Juarez Borga, os resultados do Balde Cheio é uma mostra que a profissionalização na administração e manejo da propriedade faz a diferença e possibilita ao agricultor aumentar a produção, reduzir custos e obter maior lucro. “Essa é a nossa proposta colocada em prática pela Administração Municipal com a parceria do Escritório Local da Epagri e do Agrônomo da Cooperideal. É determinação do Prefeito Antoninho Baldissera para que trabalhássemos junto com os agricultores para que possamos dar apoio e subsídios para que eles possam ganhar mais dinheiro e viver melhor nas propriedades agrícolas, e o Balde Cheio possibilita isso”, explica o Secretário.

Itacir Balbinotti, técnico agrícola de Iomerê diz que cada propriedade tem uma história, dificuldades e desafios, por isso é importante analisar cada caso, e tentar mostrar ao agricultor a viabilidade da produção de leite na pequena propriedade. “O que se vê na propriedade de Luiz Corrent é a prova de que o município de Iomerê está no caminho certo. Em quatro meses já podemos perceber os avanços e o comprometimento do produtor em fazer as ações que são sugeridas pelos profissionais do programa, com isso todos ganham”, destacou.

Na prática as propriedades rurais produtoras de leite incluídas do programa Balde Cheio, hoje em torno de 16, com meta de chegar a trinta, são utilizadas como salas de aula onde se trabalham conceitos técnicos direcionados à administração da propriedade, ao levantamento de recursos financeiros, à necessidade de infra-estrutura, à sanidade animal, à estruturação de rebanho, à fertilidade de solo, à adubação manejo de pastagens e até mesmo quando possível à irrigação.

Com  o gerenciamento da propriedade, através de anotações Econômicas, Zootécnicas, Climáticas e avaliação sistemática das informações geradas na propriedade permite o controle que garante ao produtor e técnico a identificação dos problemas, durante as quais as tecnologias são propostas, discutidas e implementadas, sempre com a concordância entre os envolvidos.

O leite é hoje o segundo produto em movimento econômico no município de Iomerê, ficando atrás apenas da suinocultura. E cresce em média 30% ao ano. Em 2008 a pecuária leiteira local produziu 5.260.000 litros, uma média de 14.410 por mês. Em 2009 passou para 6.150.000, cerca de 17 mil/mês – crescimento de 16,92%. Em 2010 a produção saltou ara 8.268.000 litros, média de  22.652 mês, crescimento de 34,43%.

O interior do Município é formado por 318 propriedades agrícolas, das quais 170  – (53,46%) produzem leite, ocupando uma área de 3.167 hectares. O rebanho é formado por 2.415 vacas, responsáveis por uma produção média diária de 12,45 litros.