Projeto Histórias de Iomerê promove resgate fotográfico do município

Imagens estão sendo digitalizadas e serão disponibilizadas nas redes sociais do município

Nos próximos dias moradores, ex-moradores e pessoas que tenham laços com Iomerê poderão explorar a memória da criação do município por meio de um projeto inovador desenvolvido pela Prefeitura e a Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Esportes e Turismo. O Núcleo de Turismo  e Cultura do município acaba de promover um resgate fotográfico com mais de 100 fotos antigas que vão formar o Projeto Histórias de Iomerê para disponibilizar essas imagens nas redes sociais da Prefeitura. A ideia é criar um álbum virtual no Facebook (www.facebook.com/prefeituradeiomere ) com esses registros que poderá ser apreciado, curtido e compartilhado.

O chefe do Núcleo de Turismo e Cultura, Yuri Hentz que coordena o Projeto destaca que as imagens foram garimpadas nos arquivos públicos e entre os moradores que também auxiliaram com informações para a elaboração das legendas informativas sobre os registros. Segundo ele, as fotos resgatadas formam um verdadeiro labirinto da história de Iomerê. São registros de lembranças importantes de cada momento do município que passaram pelas lentes de fotógrafos profissionais e amadores. Foram resgatadas fotos do surgimento das primeiras escolas, da igreja matriz, das inúmeras conquistas dos diversos esportes, dos eventos religiosos e festivos e de maneira geral do patrimônio cultural, artístico e arquitetônico de uma cidade em constante evolução.

Hentz destaca que o resgate fotográfico além de saudosista é muito rico de memórias que ajudaram a construir a história de Iomerê. São fotos de  antigos casarões, costumes da infância, das famílias, eventos, época do jardim de infância, colégio, casamentos, paisagens e da formação econômica da cidade. “Enfim são detalhes importantes para a preservação da memória de nosso município”, explica.