Rede de Ensino de Iomerê investe em materiais para aperfeiçoar alfabetização de alunos

A Secretaria Municipal de Educação de Iomerê começou a repassar aos professores da Rede Municipal de Ensino os novos livros didáticos do Método Boquinhas, que foram adquiridos recentemente para nortear o processo de ensino e aprendizagem desenvolvido por escolas e CMEI que ofertam a educação infantil e Ensino Fundamental na rede iomerense.

O conjunto de materiais do Método de Alfabetização das Boquinhas contém livros com sugestões de atividades, jogos lúdicos: dominó silábico, troca bocas, rimas, memória, baralho e remata entre outros visando proporcionar às crianças um processo de aprendizagem tranquilo e eficaz. Também conhecido como fonovisuoarticulatório, o método alia técnicas da fonoaudiologia e da pedagogia para a alfabetização e reabilitação de distúrbios da leitura infantil.

Para utilizar o material, os professores participaram de uma capacitação no mês de março. O curso foi ministrado pela doutora Renata Jardini, fonoaudióloga e criadora do método de alfabetização chamado de “Método das boquinhas”, que tem base na estimulação fonética para alfabetização. Renata é graduada em fonoaudiologia pela Escola Paulista de Medicina, mestre e Doutora em Pediatria pela Unicamp e também psicopedagoga. Realiza palestras e cursos do método Boquinhas e Fonoaudiológicos em território nacional e internacional desde 1998, além de produzir livros, artigos e materiais didáticos sobre o método por ela criado.