Prefeitura de Iomerê trabalha para firmar pacto de amizade com a cidade italiana de Lamon

O processo desencadeado pela Administração Municipal para articular a parceria para transformar Iomerê em cidade co-irmã da cidade de Lamon, na Itália deu mais um importante passo. Depois da entrega à prefeita de Lamon, Ornella Noventa, da proposta para o pacto de amizade entre as duas cidades, contendo diversas informações sobre Iomerê, assim como a bandeira do município, também aconteceu uma reunião no final de semana, na Comunidade de Arina – pertencente a cidade de Lamon, logo após a tradicional missa de Lamon, que acontece anualmente para celebrar a importância dos emigrantes para aquele município.

O encontro foi acompanhado por Oscar de Bona, presidente da Associação Bellunesi no mundo, a qual Iomerê pretende pertencer, pela representante da prefeita de Lamon, Ornella Noventa, Mariuccia Resenterra, além do iomerense Yuri Picolli Hentz, designado para representar Iomerê de forma voluntária no processo, além de lideranças de várias Famílias Bellunenses. “Com esse processo, Iomerê tem a oportunidade de reviver a valorizar o trabalho dos emigrantes italianos na construção de nossa cidade, assim como permitir as gerações atuais o estreitamento de laços com nossos colonizadores, além de fomentar o conhecimento por meio de intercâmbios sociais, culturais, turísticos, tecnológicos, científicos, esportivos e econômicos entre as duas cidades”, aponta o prefeito de Iomerê, Luciano Paganini.

A reunião do fim de semana foi a 1ª etapa para oficializar o pacto de amizade entre Lanon e Iomerê. Durante o encontro o representante de Iomerê, Yuri Hentz, apresentou uma série de elementos e características que os dois municípios têm em comum e podem auxiliar no pacto entre os dois municípios. Entre eles estão o projeto arquitetônico da Igreja Matriz São Luiz Gonzaga de Iomerê que é considerado uma réplica da Igreja Matriz de Lamon, o número de habitantes, a qualidade de vida, a cultura, a produção agrícola como a criação de ovelhas, por exemplo, além de sobrenomes comuns de famílias italianas que vieram para o Brasil e se instalaram em Iomerê.

Aos italianos presentes no encontro, Hentz enalteceu a importância dos emigrantes para a formação e desenvolvimento do município de Iomerê. “Falando especificamente sobre os laços de arquitetura que unem Iomerê e Lamon, podemos afirmar que a Igreja Matriz de Iomerê além de um templo religioso, também representou, na época, uma nova oportunidade e esperança de vida para os emigrantes italianos. Naquele tempo só podiam sair da Itália, aqueles que tinham a  possibilidade de adquirir  terra ou ter trabalho garantido por aqui. E foi isso que aconteceu na década de 40 quando o italiano Angelo Corso emigrou para Iomerê para trabalhar na construção da Igreja e logo abriu as portas para outros emigrantes”.

A partir de agora autoridades de Lamon e da Associação Bellunesi no mundo começam as análises de documentos e tratativas legais para a declaração de cidades co-irmãs. Em Iomêre a Prefeitura também deve iniciar a mobilização da comunidade para a formação de um Grupo de moradores para formar a Família Belunense de Iomerê. “Estamos empolgados, felizes e otimistas com a possibilidade de firmarmos esse pacto de amizade com Lamon”, destaca o Secretário de Educação, Cultura, Esporte e Turismo, Maurício Bridi.  “Como representantes do Poder Público Municipal não vamos medir esforços para mobilizarmos nossa comunidade e reunirmos todas as questões legais necessárias”, complementou o diretor de cultura de Iomerê, Márcio Morelatto.