Prefeita da cidade italiana de Lamon envia carta amistosa aos iomerenses

Município de Lamon é co-irmão de Iomerê

O prefeito de Iomerê, Luciano Paganini recebeu na última semana uma carta amistosa da prefeita da cidade italiana de Lamon, com a qual Iomerê firmou um pacto de amizade no mês de setembro. Na carta, a prefeita Ornella Noventa fala em nome dela e do presidente da Associação Bellunesi no mundo, Oscar de Bona e relata a alegria de saber que os italianos fizeram e continuam fazendo história em Iomerê e região.

A chefe do Executivo de Lamon ainda destacou a expectativa para a redoscoberta e o aprimoramento de raízes comuns entre as duas cidades. Ornella também enalteceu a iniciativa do iomerense Yuri Picolli Hentz que esteve na Itália e articulou todo o trâmite para o Gemellagio entre Lanon e Iomerê. O Gemellaggio é um acordo selado entre cidades de nações diferentes,  que facilita o acesso a informações, troca de experiências, elaboração de projetos e cooperação econômica e cultural. Em português significa “Cidades-Irmãs”. “Com esse processo, Iomerê tem a oportunidade de reviver a valorizar o trabalho dos emigrantes italianos na construção de nossa cidade, assim como permitir as gerações atuais o estreitamento de laços com nossos colonizadores, além de fomentar o conhecimento por meio de intercâmbios sociais, culturais, turísticos, tecnológicos, científicos e econômicos entre as duas cidades”, aponta o prefeito Luciano Paganini.

O secretário municipal de Educação, Cultura, Esportes e Turismo, Mauricio Bridi e o diretor de Cultura de Iomerê, Márcio Morelatto destacam a  Prefeitura de Iomerê já iniciou a mobilização da comunidade para a formação de um Grupo de moradores para formar a Família Belunense de Iomerê, que deverá unir famílias de descendentes italianos da região. “A carta da prefeita de Lamon nos encheu de alegria e de expectativa para as novas etapas que esse pacto pode proporcionar para Iomerê. Além disso demonstrou todo o carinho que aquela cidade italiana já tem por nossa querida Iomerê”.