Iomerê realizou o Fórum Municipal da Cultura

Os aspectos e traços culturais de Iomerê foram amplamente debatidos pelo poder público municipal e pela sociedade civil organizada do município durante o 1º Fórum Municipal da Cultura que aconteceu na terça-feira, 11 de junho, no auditório da Prefeitura. O evento foi acompanhado pelo vice-prefeito e secretário municipal de saúde e assistência social, Milto Borga, pelo presidente da Câmara de Vereadores senhor Rudinei Lauermann e pelo Secretário municipal de Educação, Cultura, Esporte e Turismo, Maurício Bridi, além de outras autoridades locais, empresários e moradores.

A abertura do Fórum também contou com a apresentação do Coral Municipal IomerêEnCanto e da Orquestra Iomerense Flauta Mágica.“Uma série de iniciativas já foram implementadas em nosso município durante a preparação deste Fórum, sempre na busca subsídios para a elaboração do Plano Municipal de Cultura de Iomerê, documento exigido na busca de recursos estaduais e federais para a manutenção e o fomento da cultura local”, explicou o vice-prefeito Milto Borga.

O secretário de cultura, Maurício Bridi explica que há alguns meses uma comissão provisória do município participa de uma capacitação articulada pela AMARP para todos os municípios associados. Juntamente com a capacitação, os membros da comissão também realizaram um levantamento completo não apenas de monumentos culturais da cidade, mas também de costumes e eventos que movimentam o setor. O resultado desse mapeamento também foi apresentado durante o Fórum pelo chefe do departamento de cultura e turismo, Márcio Éder Morelatto.

Fechando o evento, os participantes acompanharam uma palestra com a consultora em projetos culturais, organização de sistemas de cultura e economia criativa para municípios, Roselaine Vinhas que apresentou aspectos importantes na discussão e composição do Plano Municipal de Cultura. Tantos as informações do mapeamento realizado pela Comissão Municipal de Cultura, quanto os dados explanados pela palestrante serviram de base para os grupos de discussão que se formaram durante o Fórum e que resultaram na elaboração de um documento de referência.

Os próximos passos são o fechamento dos dados, a constituição do Sistema Municipal de Cultura com o Conselho Municipal de Cultura, e a criação do Fundo Municipal do setor, assim como a elaboração do Plano Decenal de Cultura.