Iomerê mobiliza municípios da região para investir em projeto de melhoria do rebanho ovino e caprino
A prefeitura de Iomerê está encampanado em parceria com o Sebrae, um projeto inovador para o melhoramento do rebanho ovino e caprino da região. Para isso, o chefe do executivo recebeu na última semana, em Iomerê, prefeitos dos municípios de Rio das Antas, Pinheiro Preto, Tangará, Salto Veloso e Videira, além de membros do Núcleo Regional de Criadores de Ovinos e Caprinos e técnicos do Sebrae.
Na oportunidade as autoridades e representantes de entidades conheceram detalhes do projeto que visa prestar consultoria aos produtores com o objetivo de melhorar a genética dos animais e aumentar a produtividade. Na proposta apresentada, o Sebrae arca com 50% dos custos e os produtores e municípios com os outros 50%.
Mercado promissor
Atualmente o Núcleo Regional de Produtores conta com 40 membros, possuindo em torno de 3.500 matrizes, o que gera uma produção de cerca de 4.000 animais para o abate. Toda a produção é comercializada, o que representa que há muito mercado para o produto. Cerca de 90% da carne de ovinos e caprinos consumida no Brasil é importada do Uruguai, o que significa que temos uma amplo mercado para explorar e gerar renda para nossos produtores e nossos municípios. No caso de Iomerê, a agricultura e a pecuária são responsáveis por mais de 70% do movimento econômico do município.