Iomerê busca alternativas para dejetos de suínos

A Administração Municipal de Iomerê está buscando junto ao setor privado parceiros para encontrar novas fórmulas e ferramentas capazes de ajudar no destino final dos milhões de litros de desejos te suínos produzidos nas granjas instaladas no Município.

P ara isso, o Poder Público Municipal recebeu na quinta-feira (22/03), uma equipe de profissionais de uma empresa que desenvolveu uma nova tecnologia capaz de tratar os dejetos de suínos, separando os líquidos dos sólidos e ao mesmo tempo trata a água tornando limpa e em condições de usá-la na própria granja.

De acordo com o Secretário de Agricultura e Meio Ambiente no Município, Juarez Nicolau Borga, a tecnologia é uma nova opção para um grave problema ambiental, que é o dejeto de suíno. “A empresa fez a demonstração da máquina e agradou os produtores rurais, tanto pela praticidade como pela opção que os produtores terão para dar um destino final adequado aos dejetos de suínos”, afirmou Juarez.

O prefeito Antoninho Baldissera se mostrou animado com a nova tecnologia, pois Iomerê é um dos grandes produtores de suínos no Estado de Santa Catarina, e possui uma pequena extensão territorial, de aproximadamente oito mil hectares, dos quais cerca de cinco mil são utilizados para o plantio de grãos e pastagens, e por isso dificulta a expansão das granjas, justamente pela dificuldade de dar destino final correto aos dejetos.

A empresa responsável pelo desenvolvimento da máquina deverá retornar ao Município no mês de abril ara uma nova demonstração, desta vez em uma propriedade, pois a primeira demonstração aconteceu com uma máquina portátil.

A promessa do fabricante é fornecer a nova tecnologia para diversos padrões de granjas, desde produtor com mil animais até quatro mil para cada máquina.

Estimasse que o agronegócio iomerense seja responsável pela produção diária de aproximadamente um milhão e trezentos mil litros de desejos de suínos, considerando o plantem de cerca de 180 animais existentes no Município.

De acordo com dados da EMBRAPA, cada suíno produz em média sete litros de dejetos por dia, englobando todos os líquidos utilizados, inclusive para limpeza das granjas.