Municípios propõem cooperação no transporte de doentes

O prefeito Antoninho Baldissera esteve reunido nesta semana com os prefeitos de Arroio Trinta, Salto Veloso e Pinheiro Preto para analisar a possibilidade de formalizar convênio entre as quatro Prefeituras, e unificar o transporte de pessoas que necessitam de tratamento de saúde em outros centros, como exemplo, Florianópolis e Curitiba.

A proposta dos gestores municipais é formalizar cooperação para que as pessoas que necessitam de tratamento fora do domicílio possam ser transportadas por um único veículo, sendo que a cada dia uma das Prefeituras disponibilizará um carro para levar os pacientes.

A cooperação dos Municípios possibilitará redução nos custos do transporte, tendo em vista que as quatro cidades fazem o transporte de seus pacientes diariamente e, na maioria das vezes os veículos viajam com poucas pessoas, o que poderá ser feito plenamente por apenas um carro.

De acordo com o Prefeito de Iomerê, a meta é que os Municípios aprovem nas Câmaras Municipais projetos autorizando esse tipo de cooperação e depois formalizar convênio entre as quatro Prefeituras para que o transporte possa ser feito de forma unificada. Baldissera diz que a sistemática vai possibilitar aos municípios reduzir em kilômetros rodados, custos com motoristas, diárias, combustível, desgaste dos veículos e sem prejudicar a população.

Após a formalização do convênio, o transporte será realizado de forma ordenada e planejada, através das Secretarias Municipais de Saúde dos quatro Municípios. A cada dia um Município enviará um veículo com capacidade para levar e trazer todos os que necessitarem viajar para tratamento médico ambulatorial nas cidades de Curitiba, Florianópolis, Chapecó e Joaçaba. Por exemplo, o dia que compete ao Município de Iomerê disponibilizar o veículo, os outros três ficarão responsáveis pelo transporte de seus pacientes até a Unidade de Saúde de Iomerê, e assim sucessivamente.